19/04/2015

.

ESTA SEMANA NA
"SÁBADO"

Macedo desconhece caso de mulheres
. obrigadas a provar amamentação

O ministro da Saúde Paulo Macedo assegurou hoje que desconhecia "a metodologia" dos hospitais no Porto que obrigaram duas funcionárias a provar que ainda amamentavam os seus filhos. As duas enfermeiras, cuja história foi revelada pelo jornal Público, recorreram à possibilidade de redução de duas horas no horário de trabalho e serviço por amamentarem. 
 .

Depois de os filhos terem cumprido um ano, tiveram de "espremer leite das mamas", segundo o jornal, perante os médicos de saúde ocupacional.

Segundo a lei, um ano decorrido do nascimento dos bebés, as mães devem entregar uma declaração de um médico assistente, indica a agência Lusa.

"Nós não demos quaisquer orientações nesse domínio e não tenho conhecimento de qual é a metodologia", afirmou o ministro da Saúde, quando questionado pelos jornalistas durante o 36º Congresso Português de Cardiologia.

As duas enfermeiras trabalham nos hospitais de Santo António e de São João, ambos no Porto. O PCP e o Bloco de Esquerda já afirmaram que vão pedir esclarecimentos ao Governo.

*  Sórdido é o método escolhido, as mães visadas têm médico assistente.

.

Sem comentários: