17/04/2015

.
 
HOJE NO
 "JORNAL DE NEGÓCIOS"

Gonçalo Reis: 
Convite para a RTP foi 
“desvantajoso em termos financeiros”

O presidente da RTP, Gonçalo Reis, relembra que foi convidado para liderar a estação pública e que o actual vencimento de 10 mil euros por mês foi “significativamente desvantajoso” tendo em conta a remuneração média dos últimos três anos que tinha no privado.
 .
Gonçalo Reis, actual presidente da RTP, relembra que foi convidado para ser presidente executivo da estação pública e que o vencimento de 10 mil euros mensais que recebe foi "significativamente desvantajoso" tendo em conta a remuneração que tinha no privado, disse ao Negócios.

"O convite que recebi é desafiante em termos de gestão mas desvantajoso em termos económicos face à minha situação no sector privado, pois o tecto atribuído é bastante inferior à remuneração que vinha auferindo", detalhou.

O gestor adianta ainda que tendo em conta a sua remuneração média dos últimos três anos, no privado, o valor é "cerca de 50% inferior".

As declarações de Gonçalo Reis surgem no seguimento do despacho publicado esta segunda-feira em Diário da República, o qual aprova o regime de excepção da tabela remuneratória definida no estatuto do gestor público.

Este regime define que os administradores de empresas públicas não podem ter uma remuneração superior à do primeiro-ministro (6.850 euros por mês), mas uma norma criada em 2012 permite uma excepção.

Além de Gonçalo Reis, também Nuno Artur Silva (responsável pela área de conteúdos) pediu este regime de excepção tendo ficado a auferir uma remuneração mensal no valor de 7.390 euros.

Alberto da Ponte, ex-presidente da estação pública, abdicou desta excepção. Quando foi nomeado para o cargo em 2012 tinha um vencimento de 6.850 euros por mês.

Antes de aceitar o desafio de liderar a RTP, Gonçalo Reis foi administrador da Estradas de Portugal tendo passado também pela EURO RSCG.

* Se for bom administrador é barato, muito bom uma pechincha, caro, mesmo muito caro, é cada euro que Passos e Portas ganham, recebem salário para destruir o país.


.

Sem comentários: