03/03/2015

.
HOJE NO 
"i"

O sushi pode ajudar a 
combater o envelhecimento

Rica em ácidos ómega 3 e antioxidantes, a gastronomia japonesa é ideal para o combate ao aumento de peso e ao envelhecimento

Segundo um artigo publicado no “El País”, a dieta japonesa deixa de lado as gorduras saturadas (típicas da dieta mediterrânea). Escolhe antes os ingredientes saudáveis – como o peixe, as algas ou mesmo o chá. E por isto, muitos consideram que é a dieta perfeita para uma vida saudável e equilibrada (segundo dados referidos no artigo, a percentagem de obesos no Japão é apenas de 3,9%).  


Algo tão simples como comer com “pauzinhos” pode ajudar a equilibrar o ritmo da refeição – mais pausado. Além de que as quantidades são mais pequenas (já que no Ocidente, “quanto maior é o prato, melhor”, refere o jornal espanhol). Assim, as digestões serão “menos dolorosas”. 

Longevidade. Paula Rosso, nutricionista do Centro Médico Lajo Plaza, explica que o consumo de atum e salmão por parte dos habitantes japoneses garante a boa saúde do cabelo, unhas e pele (devido aos seus ácidos ómega 3) e, no geral, de todo o organismo – como o bom funcionamento do cérebro ou do sistema nervoso. 

Pele. As japonesas são também conhecidas pela sua pele sem imperfeições. Isto deve-se aos cuidados que tomam relativamente à exposição solar mas também pela alimentação rica em antioxidantes e vitaminas que implementam no seu dia-a-dia. As algas, parte integrante da dieta japonesa, são ricas em potássio, ferro, entre outras propriedades, e têm muito poucas calorias. 

A presença do açúcar nesta dieta é quase inexistente. Deste modo, podem ser prevenidos os diabetes ou mesmo a formação de rugas. 

O chá verde, com as suas propriedades antioxidantes, também previne doenças (cardiovasculares, por exemplo). 

Mas não existem apenas vantagens. O consumo excessivo deste tipo de dieta pode ser mau para a sua saúde – a pele pode tornar-se demasiado sensível e os níveis de metais pesados podem aumentar no seu organismo (devido ao consumo de atum e salmão em excesso). 

* Somos apreciadores de comida japonesa, mas sabemos que a moderação no consumo  é indicada.

.

Sem comentários: