17/02/2015

.
 HOJE NO 
  "JORNAL DE NOTÍCIAS"   


A revolta contra o lobo

O lobo atacou na última semana na Serra d"Arga. População acredita que há repovoamento e revolta-se. Autarca diz que não podem ser os criadores a alimentar a espécie. GNR relata casos de abates e cerco ao agressor. 
 .
José Lima, de 87 anos, diz que as suas ovelhas "andam espantadas", desde que, na última segunda-feira, cerca das 16.30 horas, um lobo lhe atacou o rebanho. Foi em Arga de Baixo, aldeia da serra d"Arga, no concelho de Caminha, onde a presença do lobo, que há muito estava esquecida, traz a população revoltada. "Ele faz-nos o mal, nós não o podemos matar e então por que é que eles os botam para aí? Eu queria que acabassem com essa bicharada brava que só nos dá prejuízo. 

Ele no monte não tem comida, vem às aldeias e é onde apanhar", queixa-se o octogenário, a quem o lobo roubou um anho, à porta de casa, no lugar de Varziela. "Saltou o muro, agarrou nela, levantou-a no ar e olhou para mim como quem diz: já vou. Até me arrepio quando me lembro", conta. 

* Não há repovoamento de lobos, infelizmente. Houve um crescimento de território agricultado e de pastoreio roubando floresta aos animais nativos, povoamento sem regra origina conflitos.

.

Sem comentários: