06/01/2015

.
HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Embaixador português na 
Alemanha vence prémio de 
diplomata económico do ano

Luís Almeida Sampaio venceu a segunda edição do prémio de diplomata económico do ano. A distinção premeia diplomatas que contribuam para a internacionalização de empresas nacionais e a captação de investimento estrangeiro.
.
O objectivo deste prémio é distinguir o chefe de missão diplomática que se tenha destacado no apoio à internacionalização das empresas nacionais e na captação de investimento estrangeiro, contribuindo para o crescimento económico de Portugal.
.
Luís de Almeida Sampaio, embaixador de Portugal em Berlim, venceu assim a segunda edição do prémio que em 2013 agraciou o embaixador de Portugal em Brasília, Francisco Ribeiro Telles.

A distinção é atribuída pela Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP) e pela Confederação Internacional dos Empresários Portugueses (CIEP).

O prémio tem o valor de 25 mil euros, montante que se destina a acções de apoio à internacionalização de empresas nacionais e na captação de investimento estrangeiro.

"Este prémio é um reconhecimento efectivo do trabalho fundamental da diplomacia económica desempenhado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, representado pelas embaixadas e consulados espalhados pelo mundo" diz Bruno Bobone, presidente da CCIP.

O júri é presidido pelo embaixador António Monteiro, contando também com Bruno Bobone e Miguel Horta e Costa, vice presidente da CCIP, e analisa casos concretos de empresas que se tenham internacionalizado com o apoio do diplomata, empresas estrangeiras que se tenham estabelecido em Portugal ou entrado no capital de uma empresa nacional através da actuação directa do Chefe de Missão Diplomática.

Luís Almeida Sampaio entrou no serviço diplomático em 1983. Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, o diplomata já passou por Angola, Argélia, Sérvia e a NATO.

Em entrevista ao Jornal de Negócios, em Setembro de 2013, garantiu que Portugal tem uma "óptima imagem" junto dos alemães, sendo por isso "muito fácil ser embaixador de Portugal na Alemanha".

"O único sítio no mundo onde se diz mal de Portugal é em Portugal. Não é na Alemanha, seguramente".

*  Um diplomata que se esforça por Portugal.


.

Sem comentários: