03/05/2014

.
HOJE NO
"i"

Morreu antigo ministro Veiga Simão

Foi o último ministro da Educação antes do 25 de Abril, tendo lançado uma profunda reforma no ensino que ficou conhecida como a “reforma Veiga Simão”

 O antigo ministro da Educação e da Defesa Veiga Simão morreu hoje aos 85 anos, no Hospital dos Lusíadas, vítima de doença prolongada, disse à agência Lusa fonte familiar. 

O corpo do último ministro da Educação do Estado Novo estará hoje em câmara ardente na igreja de São João de Deus e o funeral realiza-se no domingo para o cemitério do Alto de São João. 

Licenciado em Físico-Química pela Universidade de Coimbra e doutorado em Física Nuclear na Universidade de Cambridge, Veiga Simão foi professor e reitor da Universidade de Lourenço Marques na década de 1960. 

Foi o último ministro da Educação antes do 25 de Abril, tendo lançado uma profunda reforma no ensino que ficou conhecida como a “reforma Veiga Simão”. 

Depois da revolução dos Cravos foi deputado socialista pela Guarda, ministro da Energia (1983-1985) no Governo de Mário Soares e da Defesa Nacional (1997-1999) quando era primeiro-ministro António Guterres.

* Morreu um homem de bem que foi ministro da Caetano. O  ensino deve-lhe muito, apesar de situações controversas, era um homem muito à frente do seu tempo, a notícia não fala do que  ele fez pelo LNETI o que é uma falha muito grave.
No tempo de Guterres o PS apunhalou-o pelas costas.


.

Sem comentários: