01/05/2014

.
HOJE NO
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"

Eugénio Fonseca surpreendido 
com novo aumento do IVA
 “Faz mais diferença nos pobres” 

O presidente da Cáritas Portuguesa afirmou-se surpreendido com o aumento do IVA, considerando que é tempo de não exigir mais sacrifícios e estabelecer um equilíbrio entre a sustentabilidade económica e o respeito pela dignidade das pessoas. 

 “Fiquei surpreendido porque o que nos estava a ser dito é que não havia mais aumento de impostos e, efetivamente, o que se trata é de um aumento do imposto relativamente a bens de consumo, uns mais prioritários que outros”, disse Eugénio Fonseca. 


O responsável comentava o aumento da taxa normal do IVA para 23,25% previsto no Documento de Estratégia Orçamental (DEO). Para Eugénio Fonseca, 0,25 pontos percentuais “podem fazer a diferença para quem não tem rendimentos ou para quem tem rendimentos quase na linha da fronteira entre o risco de pobreza e o não estar em risco de pobreza”.

 “A justiça da medida está em que abrange a todos”, declarou o presidente da Cáritas, acrescentando que “durante muito tempo as medidas de austeridade reincidiam mais nalgumas classes, sobretudo na classe pobre e média”. Referindo que se trata de uma “medida de maior equidade porque se aplica aos bens de consumo que todos vão adquirir”, o responsável da Cáritas Portuguesa admitiu, contudo, que “faça muita diferença nos pobres e possa não fazer diferença alguma nas classes mais abastadas”. 

Quanto à questão das reformas, reconheceu que “o que conta é a partir de determinado valor”, mas não se pode esquecer que se está a “falar de patamares de reforma que já são muito, muito débeis, até numa circunstância em que os pensionistas estão a suportar os encargos dos seus filhos, dos seus netos, que ficaram sem trabalho, que ficaram sem algum rendimento”. 

* Quem se admira que este governo continue a assaltar os portugueses.


.

Sem comentários: