01/05/2014

.

HOJE NO
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

Morreu Leston Bandeira,
 o sociólogo que alertou para o
. envelhecimento da população

O sociólogo Mário Manuel Leston Bandeira, professor catedrático do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, morreu hoje em Lisboa, aos 72 anos

Leston Bandeira faleceu vítima de problemas cardíacos, no Hospital de Santa Maria, disse à Lusa um familiar.

Mário Manuel Leston Bandeira, especialista em demografia, foi o primeiro investigador a alertar, através dos seus estudos, para o problema do envelhecimento da população portuguesa.

Leston Bandeira é autor de vários livros e estudos sobre demografia e população, nomeadamente "Demografia e modernidade: família e transição demográfica em Portugal", e dos artigos "Teorias da população e modernidade. O caso português", publicado em 1996 na revista Análise Social, e "Envelhecimento demográfico e planeamento familiar: que relação?" publicado em 1994, na revista Sexualidade e Planeamento Familiar.

O demógrafo mantinha desde 2008 o blogue A bela moleira, datando de 9 de abril passado o último texto que colocou, sobre a batalha de La Lys, travada no decorrer da I Grande Guerra (1914-1918).
Entre outras funções, o investigador foi presidente do Conselho Pedagógico do ISCTE.

O corpo do investigador é velado na sexta-feira na Basílica da Estrela, em Lisboa, de onde no sábado sairá o funeral para o crematório do cemitério do Alto de S. João.

* 2014 tem sido um  ano mortífero para portugueses de elevado nível intelectual e de seriedade.  Leston Bandeira é um deles.
Infelizmente a prole de sacanas continua viva e de boa saúde, mas já temos foguetes encomendados para futuros eventos fúnebres.



.

Sem comentários: