22/12/2014

.
HOJE NO
 "CORREIO DA MANHÃ"

Empresa de cogumelos tem
 falta de mão-de-obra

O principal grupo ibérico de cogumelos, Sousacamp, queixa-se da dificuldade em encontrar mão-de-obra para a empresa-mãe, sediada na aldeia de Benlhevai, Vila Flor, no distrito de Bragança. 
 .

O grupo que controla 90% do mercado português de cogumelos e é líder na Península Ibérica, tem unidades em Paredes, Vila Real e Espanha, mas nasceu e mantém a sede e a principal fábrica nesta aldeia transmontana. 

É nesta unidade, com cerca de 170 postos de trabalho, que tem a maior dificuldade em recrutar trabalhadores e onde continua a precisar de mão-de-obra, segundo afirmou à Lusa Amável Teixeira, diretor do departamento de produção do grupo. "Muita gente fala de desemprego, mas nós continuamos a ter problemas quando queremos empregar pessoas", apontou. 

O responsável reconhece que tanto neste concelho, com menos de 6.500 habitantes, como em todo o Nordeste Transmontano, os recursos humanos são cada vez menos, devido ao despovoamento e ao envelhecimento da população. 

* Esta situação é um problema nacional grave, os sucessivos governos de Portugal menosprezaram sempre o interior português. Apesar de muitos governantes terem nascido nessa região, longe de pensarem no repovoamento, acenaram às gentes daquelas terras com o folclore do litoral que conduziu muitos a bairros de lata ou a subúrbios de gaiolas de betão e também para a precaridade no trabalho.

.

Sem comentários: