01/11/2014

.


330.
Senso d'hoje
   
ANTÓNIO

SAMPAIO DA NÓVOA
   REITOR DA UNIVERSIDADE
 DE LISBOA 2006-2013
SOBRE O PAÍS


"Nunca tivemos uma política educativa tão extremista e tão fundamentalista, pelo menos desde os anos 50."

"Quando Crato fala do Português e da Matemática, hoje, a metáfora é a mesma que levou à escola salazarista. Uma escola paupérrima, medíocre, minimalista."

"A política do século XX está, em grande medida, esgotada. As lógicas das políticas representativas, do voto de quatro em quatro anos, ou de cinco em cinco anos, que permitem, nos intervalos, descansar... O que estamos a perceber é que nunca podemos descansar."

"Só podemos reforçar a sociedade por via do conhecimento. O conhecimento tem que ser três coisas, e se não for estas três coisas não adianta de nada. O conhecimento tem que ser educação, tem que ser formação, mais a capacidade de pôr esta gente bem preparada a trabalhar."

"A Prof. Maria de Sousa, que admiro particularmente, escreve muitas vezes isto. Um dos grandes problemas de Portugal é que ciência e cultura científica não estão a chegar à sociedade. Não estamos a ser capazes de fazer dinâmicas de inovação.
Uma terceira dimensão do conhecimento, que hoje é muito importante, é o conhecimento que é capaz de trazer dignidade à vida."

* Excertos de uma entrevista ao "JORNAL DE NEGÓCIOS"


.

Sem comentários: