09/11/2014

.


ESTA SEMANA NA
"SÁBADO"

Elas mostram as cicatrizes sem medo

 E foi a primeira vez que posaram nuas para o fotógrafo. Saiba mais sobre ‘Costuras à Flor da Pele’

Para todas estas mulheres, foi a primeira vez que posaram nuas em frente a uma máquina fotográfica. É o que assegura Koen Suidgeest, o fotógrafo e cineasta que as retratou para o projecto ‘Costuras à Flor da Pele’. Todas elas mostram as cicatrizes que o cancro da mama lhes deixou.

Depois de ter passado por Lisboa e por Berlim, esta exposição chegou agora a Lisboa: pode vê-la no Lisbon Story Centre até ao dia 20 de Novembro. A entrada é livre e por cada visitante da exposição, a farmacêutica Sanofi doará um euro à Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Nesta exposição, participaram mais de 200 mulheres que vivem com a doença. Entre as fotografadas, há pessoas que sofreram da doença ou que acompanharam familiares e amigos doentes. ‘Costuras à Flor da Pele’ é um projecto muito pessoal, para o fotógrafo. “O nascimento da exposição é fruto do meu compromisso com a consciencialização sobre o cancro, porque o vivi de perto, e por outro da fotografia documental, neste caso com a componente da nudez. Eu coloco a arte ao serviço da causa”, afirma Koen Suidgeest.

Suidgeest nasceu em Amesterdão e tem 47 anos. Dedica-se à cobertura de temas sociais e de direitos humanos.
Em Portugal, todos os anos há 1500 pessoas que morrem devido ao cancro da mama, e são detectados 4500 novos casos. 

* Há uns meses atrás, uma portuguesa, Fátima Medeiros, expôs as suas  cicatrizes do cancro da mama para a revista do jornal "Expresso", para todas estas corajosas mulheres o nosso maior respeito.


.

1 comentário:

fatima.medeiros disse...

Parabéns a estas mulheres corajosas. Eu também me expus porque achei que poderia ajudar me e ajudar outras mulheres que passam por esta situação.
Quando uma pessoa passa por uma dor tão profunda, ao mesmo tempo sabe que tem que iniciar um novo ciclo.
Tenho que agradecer à Christiana (jornalista) e à Ana Baião (fotógrafa) do jornal expresso que tiveram tanto cuidado e à minha filha que me apoiou desde que aceitei o desafio.