06/11/2014

.

HOJE NO
"i"

Sandro "Funa" tinha chegado
 há cerca de nove meses

Sandro Monteiro, o último português a viajar de Londres para a Síria ao serviço do autoproclamado Estado Islâmico, morreu no final de Outubro na sequência dos bombardeamentos aéreos. 

A notícia de que “Funa”, como era conhecido, se tinha juntado nos últimos meses aos quatros jihadistas portugueses da linha de Sintra foi avançada pelo semanário “Expresso” em Outubro. Segundo fontes dos serviços de segurança, Sandro terá morrido em combate e a família já terá sido informada. 

O jornal “Público” avançou ontem que a sua morte aconteceu nove meses depois de ter chegado à Síria. Sandro, de 28 anos, seria origem cabo-verdiana e, tal como Fábio, Patrício, Celso e Edgar viveu toda a sua adolescência e início da vida adulta nos arredores de Lisboa. As autoridades admitem que nas fileiras do Estado Islâmico existam duas dezenas de jovens portugueses. 

As famílias têm estado a colaborar com as entidades competentes, havendo por parte de alguns familiares e amigos surpresa com a escolhas dos jovens. Em alguns casos, filhos terão contado aos pais que iam numa missão humanitária. 

A Turquia tem sido uma das vias usadas por jihadistas para chegar à Síria e as autoridades turcas já tiveram de impedir a entrada de alguns europeus oriundos de Lisboa.  

* Lamentamos pelas famílias, pelos terroristas não.

 .

Sem comentários: