22/09/2014

.

HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Actividade económica volta a cair em Agosto e agrava cenário de queda do PIB 

A actividade económica caiu e o consumo privado abrandou em Agosto, segundo os indicadores de conjuntura do Banco de Portugal.

O indicador de actividade económica caiu 0,6% em Agosto face ao mesmo mês do ano passado, acentuando assim a descida que se vem verificando desde Março. 


Os dados foram divulgados na sexta-feira pelo Banco de Portugal. Em Julho, a queda homóloga do indicador foi de 0,2%. Por sua vez, o indicador do consumo privado aumentou, mas o crescimento voltou a abrandar em Agosto, para 1,2%. No mês anterior, o consumo privado tinha subido 1,4% em termos homólogos. O crescimento deste indicador está a abrandar desde Maio.

Na semana passada, os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) sobre a actividade económica em Julho já apontavam para uma desaceleração da actividade económica.


 Os economistas, no entanto, mantiveram as previsões de crescimento para o conjunto do ano, que estão a apontar para uma taxa de crescimento do PIB em torno de 1%. No entanto, existem alguns riscos descendentes, como por exemplo o impacto que a resolução do BES tiver na actividade económica.

* No entanto os "insperts" do governo continuam alarvemente a festejar o Portugal melhor.


.

Sem comentários: