22/09/2014

.

HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"

Há 2128 reclusos a mais
 
Cadeias atingiram máximo histórico.Últimos dados apontam para 14 445 presos.

Nunca as cadeias em Portugal tiveram tantos reclusos. Atualmente estão presas 14 445 pessoas nos estabelecimentos prisionais do País. A lotação das cadeias é de 12 317 camas, mas os últimos dados oficiais da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais revelam a existência de mais 2128 reclusos do que a capacidade máxima.


A sobrelotação é mais evidente nas cadeias de alta segurança. Na cadeia de Custoias, que tem capacidade para 686 presos, estão 1159 reclusos (mais 473).

A mesma situação verifica-se no estabelecimento prisional de Lisboa (para onde são levados a maior parte dos presos preventivos) com 1278 reclusos, quando a capacidade máxima da cadeia é de 887. "A sobrelotação não só é bastante perigosa para a integridade física dos guardas prisionais, como principalmente para a segurança dos reclusos", disse Júlio Rebelo, do Sindicato Independente do Corpo da Guarda Prisional.

* Acreditamos que uma razoável percentagem destes reclusos podia estar em casa com pulseira electrónica e que também existem algumas centenas cá fora a gozar dos "rendimentos" sem ninguém os incomodar.


.

Sem comentários: