HOJE NO
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"
Primeira edição do Dia do Vinho do Porto
assinala-se a 10 de setembro
"Port Wine Day"
A
primeira edição do Dia do Vinho do Porto, que se assinala a 10 de
setembro, faz uma homenagem aos viticultores, comerciantes e ao vinho
produzido no Douro, a mais antiga e regulamentada região demarcada do
mundo.
Foi precisamente a 10 de setembro de 1756 que foi
criada a Região Demarcada do Douro, através da criação da Companhia
Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, pelo Marques de Pombal.
“O Port Wine Day (Dia do vinho do Porto) é um dia de celebração mais
especial do vinho do Porto”, explicou o presidente do Instituto dos
Vinhos do Douro e Porto (IVDP), Manuel de Novaes Cabral.
É um dia também, acrescentou, de homenagem aos produtores, comerciantes e
todos os intervenientes que, ao longo da história, ajudaram a
consolidar o vinho do Porto como “embaixador da região, da cidade e do
país no mundo”.
E, para esta primeira edição, o IVDP
organizou um seminário, que se realiza no Porto, onde vão ser debatidos
temas como os “Desafios do mercado asiático” e “O futuro da harmonização
da gastronomia e vinhos”.
Manuel Cabral salientou que o mercado asiático, desde a China, à Coreia
do Sul ou outros países, “é relevante e levanta muitas expectativas”.
Para este seminário foram convidados especialistas que conhecem bem este
território e que, por isso, podem desvendar a “efetiva valia desses
mercados” e qual a “melhor maneira de os abordar e aí penetrar”.
“Valia dos mercados e como abordar esses mercados, este é o principal
objetivo deste nosso debate”, sustentou o presidente do IVDP.
Entre os convidados destacam-se a especialista Debra Meiburg, que chega
de Hong Kong e é considerada a sétima mulher mais influente no mundo dos
vinhos, bem como o sommelier Ferrán Centelles.
Manuel Cabral disse que “ainda há muito trabalho a fazer na
diversificação dos mercados” de vinho do Porto, mas também na
“sustentação dos mercados tradicionais”.
Atualmente,
verifica-se uma grande concentração de vendas deste produto em países
como a França, Portugal, Holanda, Bélgica, Estados Unidos da América e
Grã Bretanha, os quais compram mais de 80% deste vinho. “Temos que
encontrar novos mercados, mas é preciso também trabalhar melhor nos
atuais, sobretudo encontrar formas de penetrar com os produtos de valor
acrescentado, em particular as categorias especiais de vinho do Porto”,
frisou.
O responsável salientou que as “linhas da
comercialização estão em terreno positivo”. Entre janeiro e junho deste
ano, foram vendidos 141 milhões de euros de vinho do Porto, mais 2,3% do
que em igual período do ano passado, com um aumento significativo nas
categorias especiais. “Estamos no caminho da valorização do produto”,
salientou.
Vendas que se prevê que aumentem ainda mais
nos últimos quatro meses do ano, período durante o qual a
comercialização de vinho do Porto costuma ter um acréscimo na ordem dos
40%.
Durante a tarde do Port Wine Day, os protagonistas são os produtores que
vão dar a conhecer e a provar os melhores vinhos vintage da primeira
década do século XXI. No dia a seguir, os especialistas e jornalistas
que participarem no evento são convidados para uma visita ao Douro.
* Vinho do Porto, um néctar do Olimpo. Experimente Queijo da Serra com Pão-de-ló de Ovar e deguste com um bom Vintage, pode babar-se.
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