27/09/2014

.
BURNING MAN

 Burning Man é um evento anual de uma semana que teve início em San Francisco e migrou para o deserto de Black Rock , no norte de Nevada , nos Estados Unidos. O evento começa na última segunda-feira de agosto, e termina na primeira segunda-feira de setembro, que coincide com o  Dia do Trabalho nos USA. O nome do certame ajusta-se à  queima ritual de uma grande efígie de madeira, que é incendiada na noite de sábado.

 O evento é descrito como uma experiência de comunidade, arte, auto-expressão radical, e auto-confiança radical.

 Uma das raízes do evento anual, hoje conhecido como Burning Man, começou como ritual de fogueira no solstício de verão  em 1986, quando Larry Harvey , Jerry James, e alguns amigos se reuniram em Baker Beach ,San Francisco e queimaram uma estátua humana em madeira  com 2,7 m de altura, bem como um cão de dimensã menor. Harvey descreveu esta inspiração para queimar  as efígies como um ato espontâneo de "auto-expressão radical".




Nos primeiros anos, o número de espectadores foi crescendo apenas por divulgação pessoal, sendo normal que os mesmo também participassem com intérpretes. Não havia artistas  pagos nem publicidade, nenhuma separação entre a arte-espaço e eram proíbidas armas no acampamento.

 Em abril de 2011, Larry Harvey anunciou que a LLC, empresa detentora do evento, estava  num processo há três anos para transferir a propriedade e controle do evento para  uma nova organização sem fins lucrativos chamada de "Burning Man Project".

 A transição para se tornar uma organização sem fins lucrativos, gerou muita controvérsia, batalha jurídica, pois os sócios da LLC desconfiavam da filantropia de  Larry Harvey.

 Por causa da variedade de objetivos do espectáculo promovidos também pela assistência,  Burning Man não tem luz artificial..   Enfatizam-se espírito comunitário, exposição de obras de arte, absurdo, desmercantilização, e folia.


Ficou estabelecido que os membros da LLC  iriam receber como compensação do trabalho feito, um icónico  pára-quedas dourado de US $ 20.000". Mais tarde foi aordada outro "conforto" financeiro para a cedência à "Burning Man". 


O evento Burning Man rege-se  por dez princípios que servem para evocar a raíz cultural de 1998. Foram redigidos por Larry Harvey, em 2004,  como diretrizes para a organização  e mais tarde tornaram-se  critério de cultura  do movimento:
  • Participação activa
  • Companheirismo
  • "Desmercantilização"
  • auto suficiência
  • Trabalho comunitário
  •  responsabilidade cívica
  • Limpeza do recinto
  • Diversão
  • Imediatismo.



Um aspecto do acampamento do festival em 2013, as fotos do espectáculo referem-se a 2014.



.

Sem comentários: