21/09/2014

.


ESTA SEMANA NO
"DINHEIRO VIVO"
Número de casais desempregados 
subiu 3,9% em agosto

Quase 12 mil casais tinham no final de agosto ambos os elementos no desemprego, o que traduz uma subida de 3,9% face ao número registado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) no final de julho. 

Em julho o universo de casais no desemprego tinha já aumentado 0,1%, interrompendo a tendência de descida verificada desde o início do ano. A subida de agosto é, no entanto, mais acentuada.
Em termos homólogos, os dados do IEFP agora divulgados, revelam que continua a diminuir o número de casais em que ambos os cônjuges estão sem trabalho. Em agosto, a queda homóloga foi de 4,4%.

As regras de atribuição do subsídio de desemprego contemplam uma majoração do valor quando os casias (ou as famílias monoparentais) nesta situação têm filhos menores a cargo. Esta majoração é de 10% e mantém-se para um dos cônjuges, mesmo que para o outro o período de atribuição do subsídio chegue ao fim.
As pessoas casadas ou em união de facto representam 49% do total de desempregados inscritos nos centros de emprego, sendo que há 11930 os casais em que ambos os elementos estão sem trabalho.

 Além da majoração de 10%, os casais viram recentemente o valor do seu subsídio registar um pequeno aumento, na sequência da decisão do Tribunal Constitucional que chumbou a aplicação de uma taxa de 6% sobre esta prestação contributiva.
Os valores que tinham sido retirados desde janeiro terão sido devolvidos aos desempregados em julho, de acordo com informação então divulgada pelo Instituto de Segurança Social.

* Mais um sucesso deste governo, ficou por referir o número de dependentes a cargo destes casais.


.

Sem comentários: