04/07/2014

.
 HOJE NO    
"JORNAL DE NEGÓCIOS

João Moreira Rato convidado para 
CFO do BES na equipa de Vítor Bento

O actual presidente do IGCP foi convidado para administrador financeiro do BES, integrando a equipa liderada por Vítor Bento. Até ao momento não existe qualquer comunicado oficial. O actual presidente do IGCP foi convidado para administrador financeiro do BES, integrando a equipa liderada por Vítor Bento. Até ao momento não existe qualquer comunicado oficial, admitindo fontes contactadas pelo Negócios que ainda estão a ser finalizadas as negociações entre os accionistas.

João Moreira Rato tem protagonizado o regresso de Portugal aos mercados financeiros e enquanto presidente do IGCP liderou esta semana uma emissão em dólares que alargou a base de investidores em dívida portuguesa.

Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa tem um doutoramento em Finanças na Universidade de Chicago. Um dos seus últimos cargos antes de assumir a liderança do IGCP foi na Morgan Stanley, como director executivo.

O nome de Moreira Rato foi avançado esta tarde pela SIC Notícias como fazendo parte da nova equipa de gestão do BES liderada por Vítor Bento.

Não existindo ainda qualquer comunicado oficial o que se consegue confirmar neste momento é que quer Vítor Bento como João Moreira Rato foram convidados para integrar anova equipa de gestão do BES. O actual presidente da SIBS e conselheiro de Estado foi desafiado a assumir a presidência do banco e João Moreira Rato o lugar de administrador financeiro.

Há uma semana que está confirmada a saída de Ricardo Salgado tendo a família proposto para a sua substituição por Amilcar Morais Pires, solução que não foi aceite pelo Banco de Portugal.

 Durante os últimos dias foram promovidas negociações entre um núcleo alargado de accionistas, que inclui não apenas a família Espírito Santo mas também o Credit Agricole, de forma a garantir uma equipa apoiada pela maior do capital do BES. Além disso, quer o Banco de Portugal como o Governo fizeram questão de garantir que o lugar de presidente e de administrador financeiro seria assumido por gestores externos à família Espírito Santo e à actual equipa de gestão.

A nova equipa liderada por Vítor Bento com a administração financeira a cargo de João Moreira Rato garante o consenso dos accionistas e os objectivos definidos pelo Banco de Portugal.

* IGCP -
A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública - IGCP, E.P.E., é a entidade pública a quem compete, nos termos do Decreto-Lei n.º 200/2012 de 27  de agosto, gerir, de forma integrada, a tesouraria, o financiamento e a dívida pública direta do Estado, a dívida das entidades do setor público empresarial cujo financiamento seja assegurado através do Orçamento do Estado e ainda coordenar o financiamento dos fundos e serviços dotados de autonomia administrativa e financeira.

** Na medida em que ninguém de bom senso deseja o enfranquecimento do BES, parece uma boa escolha Vitor Bento, sabedor e honesto, não concordamos com ele em algumas afirmações que profere mas a sabedoria e honestidade são grandes e bons trunfos. Desejamos que saia do Conselho de Estado se assumir o cargo para o qual foi convidado. João Moreira Rato será um bom elemento dada a sua comprovada competência.


.

Sem comentários: