HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"
Hotéis apostam na gastronomia e em Fátima para captar turistas da Colômbia
Empresas portuguesas participam hoje num ‘workshop’ para potenciar negócios com operadores colombianos.
O turismo é o tema central de hoje da missão empresarial
portuguesa, que decorre desde ontem e é liderada pelo secretário de
Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, à Colômbia.
Cerca de 20
empresas do sector do turismo participam hoje num ‘workshop' de apoio à
venda dos seus produtos turísticos. E num país cujo fluxo de turistas
para Portugal é muito reduzido, as empresas nacionais levam na bagagem
alguns dos trunfos para captar novos clientes: o turismo religioso - com
a oferta existente em Fátima -, a cultura e gastronomia, e a nova
ligação aérea da TAP a Bogotá.
O presidente do grupo Vila Galé, Jorge
Rebelo de Almeida, não esconde ao Diário Económico a finalidade de
marcar presença nesta visita. "Interessa-nos captar para os nossos
hotéis em Portugal e no Brasil turistas colombianos, visto que a ligação
aérea da TAP vem trazer essa acessibilidade a este país". Para Jorge
Rebelo de Almeida, a Colômbia tem "revelado um grande potencial de
crescimento e que, por isso, poderá tornar atractivo os investimentos".
Já
o administrador de marketing e vendas do Tivoli Hotels & Resorts,
Filipe Santiago, assume também que "nesta missão empresarial temos como
objectivo dar a conhecer os destinos onde operamos em Portugal e no
Brasil, a nossa marca e os factores diferenciadores que compõem os
nossos hotéis".
O gestor sublinha ainda que o grupo pretende "alargar a
nossa rede de contactos e definir os parceiros ideais para trabalhar com
a Tivoli Hotels & Resorts, tanto na área de lazer como na área de
MICE [negócios]". Filipe Santiago revela que o Tivoli Hotels já recebe
turistas colombianos em Portugal, apesar de não ter grande expressão em
termos percentuais face a outros países sul-americanos. "Existe agora a
oportunidade de conseguir aumentar a procura e torna-la mais
consistente", realça a mesma fonte, que acredita que os principais
produtos com potencial maior procura "serão circuitos em grupo ou de
forma individual, ligados à vertente cultural, gastronómica e religiosa,
em destinos como Lisboa, Sintra, Fátima/Coimbra, Porto/Douro". "O
Algarve será também um destino a explorar", acrescenta.
Num mercado
onde o turismo religioso motiva as viagens dos colombianos, o
administrador do Fátima Hotels, Alexandre Marto, revela que "esta é já a
terceira vez que teremos presença promocional na Colômbia", sendo que a
decisão de estar presente prende-se com a "elevada performance da
economia colombiana, existe uma população esmagadora e convictamente
católica, e dá-se um enorme reconhecimento de Fátima por parte da
população", sem esquecer o arranque do voo da TAP.
A mesma fonte
admite que a unidade hoteleira já está a captar turistas deste país, mas
"a maioria desses clientes entra por Madrid e utiliza operadores
espanhóis. Fazem circuitos de turismo religioso que abarcam o triângulo
Fátima-Compostela-Lourdes". Alexandre Marto sublinha que com o voo da
TAP "abre-se uma oportunidade a que os circuitos entrem por Lisboa e
permaneçam mais tempo em Portugal", pelo que defende "ser lógico apostar
no turismo religioso, principalmente considerando o perfil da sua
população".
A Colômbia é um mercado que a Dom Pedro Hotels definiu
"como emergente faz sensivelmente um ano e no qual, desde aí, já fizemos
duas acções ‘in loco', além de estarmos a desenvolver outras à
distância", revela o director de marketing e venda desta cadeia
hoteleira, Pedro Ribeiro. O mesmo gestor confirma que o objectivo desta
missão empresarial "é captar fluxos para Portugal", sobretudo para o Dom
Pedro Palace em Lisboa. "Tratando-se de um cinco estrelas de referência
em Lisboa terá uma capacidade de atracção sobre segmentos mais de luxo e
de grupos de empresas".
Pestana quer expandir presença local
O grupo Pestana é a única
cadeia hoteleira portuguesa presente na Colômbia, com o hotel Pestana
Bogotá de 83 quartos. O administrador do grupo para a região hispânica,
Luís Araújo, assume ao Diário Económico que a América Latina é uma
prioridade em termos de expansão, onde a estratégia passa por "captar
turistas europeus e sul-americanos".
Nesta fase, o Pestana Bogotá já
conta com cerca de 30% de clientes portugueses, com o contributo das
empresas com negócios neste país, mas a procura interna e regional tem
sido mais significativa.
No entanto, Luís Araújo admite que a
presença poderá não ficar por aqui, já que "a Colômbia tem várias
oportunidades", em que o grupo pode jogar alguns com trunfos que já
conquistou: a notoriedade da marca, a experiência na gestão de hotéis de
cidade e de ‘resorts' e a capacidade de recuperar património histórico.
Segundo o gestor, estes trunfos fazem com que "haja muito interesse da
Colômbia e empresários em falar connosco para se ver como podemos
expandir a nossa rede".
Já no segmento das agências de viagens, nos
últimos três anos "a Abreu tem vindo a desenvolver um trabalho junto de
vários mercados da América Latina, envolvendo a Colômbia, México, Chile,
Argentina e Peru, tendo por suporte uma estrutura de promotores e
analistas de produto residentes, com o objectivo de captação de turistas
que desejam conhecer Portugal e a Europa", avança fonte oficial da
Agência Abreu. Sem revelar números, a agência adianta que, "três anos
depois, os indicadores trazem à evidência que este é um investimento que
vale a pena e cujo retorno está já a revelar-se em 2014".
"Para o
mercado colombiano, a empresa conta com um conjunto de pacotes de viagem
que a partir da temática ‘Portugal Sensacional'", que destaca o melhor
do País e que vai além da tradicional oferta de sol e praia. "Falamos da
gastronomia, do enoturismo, do turismo cultural, sem esquecer,
naturalmente também, outras referências muito requisitadas por este
universo de turistas e que passam, por exemplo, pelo que Portugal
oferece na área do turismo religioso", conclui a mesma fonte.
* Com papas e terços se....
.
Sem comentários:
Enviar um comentário