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Campeão de cálculo com dificuldades a Matemática mostra incapacidade da escola, dizem professores
João
Silva Bento, 12 anos, estudante do 6.º ano na Escola Secundária Manuel
Fernandes, em Abrantes, sagrou-se este ano campeão mundial de cálculo
mental, entre mais de 36 mil participantes de 61 diferentes países
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A presidente da associação de professores
de Matemática defendeu que os maus resultados à disciplina do aluno de
Abrantes, que se sagrou campeão mundial de cálculo mental, sublinha a
incapacidade da escola em trabalhar com estudantes sobredotados.
"Muitas vezes há alunos que têm muitas capacidades, e que até são
considerados sobredotados e, por isso mesmo, têm pouca paciência para o
trabalho rotineiro que se faz nas salas de aula. Falamos muito do apoio a
alunos com dificuldades e esquecemos a importância do apoio àqueles que
têm capacidades especiais", disse à Lusa a presidente da associação de
professores de Matemática (APM), Lurdes Figueiral.
João Silva Bento, 12 anos, estudante do 6.º ano na Escola Secundária
Manuel Fernandes, em Abrantes, sagrou-se este ano campeão mundial de
cálculo mental, entre mais de 36 mil participantes de 61 diferentes
países.
A competição relativa aos Campeonatos SuperTmatik, que decorrem
anualmente "online", envolveu 36.725 finalistas de 61 nacionalidades
diferentes, tendo o jovem estudante português conquistado o 1.º lugar no
seu escalão, com um tempo de resolução de 42,5 segundos, às 10 equações
que lhe foram apresentadas.
"João Bento tem revelado uma apetência invulgar para o cálculo
mental", disse hoje à agência Lusa o seu professor de Matemática,
António Percheiro, tendo observado que o jovem campeão do mundo de
cálculo mental "é um aluno com dificuldades a Matemática", tendo
reprovado na disciplina no final do segundo período do presente ano
letivo.
Lurdes Figueiral diz que esta situação "não é nada que surpreenda", e
que vem apenas sublinhar a incapacidade das escolas e dos professores
lidarem com estes casos em contexto de sala de aula.
No entender da professora de Matemática, alunos com muitas
capacidades têm a tendência para considerar o trabalho de sala de aula
pouco estimulante e desafiante, "tornando-se medíocres, porque se cansam
da rotina".
João Silva Bento, no entanto, que gosta "mais ou menos" da disciplina
de Matemática, melhorou bastante os resultados escolares no seguimento
da conquista do troféu.
"O João melhorou bastante desde a conquista deste troféu. Conseguiu
agora um teste muito positivo, o que lhe abre muito boas perspetivas
para uma nota positiva no final do ano", confidenciou o professor.
* Entende-se a seriedade destes professores ao referir a incapacidade para apoiar um aluno que sai da média padrão de ensino. E o ministério, assobia para o lado nestes casos???
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