30/05/2014

.


HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Governador do Banco de Portugal
 admite segundo resgate

O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, admitiu hoje no Parlamento que existe a possibilidade de um segundo resgate se o país perder o acesso aos mercados, alertando para a necessidade de "não os desiludir".
 .
Carlos Costa falava na Comissão Parlamentar de Orçamento e Finanças esta tarde, respondendo a uma questão do deputado socialista João Galamba sobre a sustentabilidade da saída limpa.

"É evidente que a probabilidade de um segundo resgate existe se perdermos acesso ao mercado e isso só acontece se perdermos a confiança do mercado", afirmou o governador.

O responsável defendeu que, mais do que uma saída limpa, Portugal tem de ter "uma saída credível" e que ela se constrói "em relação ao futuro e não ao passado".

Para Carlos Costa, o país tem de estar "permanentemente atento para não desiludir os mercados", já que a confiança das instituições "perde-se muito facilmente".

Por outro lado, mas ainda nas respostas ao deputado do PS, que se interrogou quanto aos riscos de deflação no país, Carlos Costa afirmou: "Não estamos confrontados com risco de deflação, mas com o risco de baixa inflação"

* Esta saída "encardida" ainda vai trazer muito esterco. Só uma pessoa de muito bom senso é capaz de admitir 2º resgate, enfrentando o folclore governativo.


Sem comentários: