08/05/2014

.
HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"

Aparelho alerta para tsunamis 

Dispositivo instalado em Setúbal poderá estar a funcionar em pleno no próximo ano. 

Em 1755, a zona ribeirinha da cidade de Setúbal ficou, tal como a de Lisboa, totalmente destruída após o tsunami que se seguiu ao sismo. Ontem, foi testado pela primeira vez um dispositivo de alerta de tsunamis de Setúbal, o primeiro a ser instalado em Portugal e que poderá estar a funcionar em pleno em 2015. 
 .

O equipamento, instalado junto ao cais da Secil, dispõe de um mecanismo de raios laser que deteta eventuais alterações do estado do mar, e que também interpreta as características de algumas ondas que, por vezes, antecedem a ocorrência de um tsunami. 

Os dados são transmitidos para a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, e para o Centro Comum de Investigação da Comunidade Europeia, em Itália. 

Em caso de alerta de tsunami, a população da zona ribeirinha teria apenas três minutos para se afastar da zona, devido à proximidade do equipamento; este período de tempo poderá, no entanto, aumentar para 30 minutos quando forem instaladas boias ao largo da costa portuguesa, que deverá acontecer até final deste ano. 

* Certamente haverá falta de dinheiro para comprar as bóias que dará aquela meia horazita até ser tudo varrido pela água. Mas porque já estão a anunciar este acontecimento se ainda não se sabe se o sistema funcionará em 2015, constará do DEO?


.

Sem comentários: