24/04/2014

.
HOJE NO
"RECORD"

Telma Monteiro ganha bronze no Europeu

Telma Monteiro fez, esta quinta-feira, história ao conquistar a 10.ª medalha em outras tantas participações em Europeus, alcançando o bronze na categoria de -57 kg em Montpellier, França. 

No combate decisivo com a romena Corina Caprioriu (quinta do "ranking" mundial), a olímpica portuguesa (nona) foi mais forte e venceu o combate por ippon, conquistando novo pódio, desta vez conseguido através das repescagens.

Telma Monteiro começou por vencer a suíça Emilie Amaron (65.ª), por ippon, em apenas oito segundos, mas, depois, foi derrotada pela austríaca Sabrina Filzmoser (10.ª), por yuko, sendo assim obrigada a ir às repescagens.

Aqui, começou por afastar a húngara Hedvig Karakas (15.ª), por yuko, antes de chegar ao bronze com o contundente êxito sobre Caprioriu, pela pontuação máxima, ippon.

Este foi o melhor desempenho luso no primeiro dia dos Europeus, com seis judocas em ação: apenas Telma (-57 kg), Nuno Carvalho (-60 kg) e Sergiu Oleinic (-66 kg) conseguiram vencer os combates de estreia, embora apenas a primeira tenha tido acesso ao quadro secundário.

Telma, ao contrário de Nuno Carvalho e Oleinic, teve a vantagem de competir num peso com menos inscritos e daí a derrota no segundo combate, por ser prévia à decisão das semifinalistas, assegurar-lhe a possibilidade de lutar pelo bronze.

Das quatro primeiras cabeças de série, a lusa tinha sido a única que não se conseguiu apurar para as meias-finais, com Filzmoser, a quinta favorita, a ocupar o seu lugar. Joana Ramos (-52 kg), medalha de prata nos Europeus em 2011, foi eliminada pela espanhola Laura Gomes, mais bem classificada, logo aos 1.10 minutos do primeiro combate, por ippon.

Igual destino teve Leandra Freitas, no -48 kg, que, perante a francesa Amadine Buchard, perdeu também pela pontuação máxima. Dos três portugueses no escalão masculino, Nuno Carvalho (-60 kg) e Sergiu Oleinic (-66 kg) foram os que tiveram melhores resultados, enquanto Diogo César perdeu logo na estreia, por waza-ari, frente ao bielorrusso Vadim Shoka.

E, se Diogo César caiu perante um adversário 22 lugares atrás dele na classificação mundial, Nuno Carvalho (53.º do Mundo) e Oleinic (58.º) até superaram judocas mais bem posicionados nas respetivas categorias. O primeiro começou por vencer o holandês Mikos Salminen (34.º) e Oleinic bateu o britânico Nathon Burns (44.º).

Nos combates seguintes, Nuno Carvalho perdeu com o arménio Hovhannes Dautyan (37.º), por waza-ari, e Oleinic não teve hipóteses frente ao poderoso russo Mikhail Pulyaev (8.º), que venceu em 31 segundos. 

* Parabéns Telma, é uma valente.


.

Sem comentários: