20/04/2014

.

ESTA SEMANA  NA
"SEMANA INFORMÁTICA"

Sete calls depois

A Portugal Ventures deu início ao pré-registo para candidaturas à Sétima Call For Entrepreneurship, à qual se seguirá a fase de candidaturas, que decorrerá entre os dias 28 de Abril e 29 de Maio de 2014.

São elegíveis para investimento projectos de tecnologias de informação e comunicação, electrónica e Web, ciências da vida, turismo e recursos endógenos, nanotecnologia e materiais. Os projectos seleccionados beneficiarão de um investimento de até 750 mil euros, num máximo de 85% das necessidades totais de fundos.
Através das edições anteriores da Call For Entrepreneurship, a Portugal Ventures já investiu em mais de 25 startups. No total foram submetidos 514 projectos, com um potencial de investimento de 247,5 milhões de euros em vários sectores de actividade.

A Portugal Ventures seleccionará para investimento os projectos que demonstrarem possuir maior potencial de crescimento e capacidade para se assumirem como startups de excelência a nível mundial. Os projectos investidos beneficiarão do aconselhamento por especialistas, preferencialmente internacionais, com experiência acumulada e uma vasta rede decontactos relevantes. 

Estes projectos têm também a possibilidade de virem a ser incubados e acelerados nos centros do ecossistema de empreendedorismo tecnológico português em São Francisco (Silicon Valley), no Portugal Ventures in the Bay, e em Boston, no Portugal Ventures in Boston.

Os aceleradores da Portugal Ventures em São Francisco e em Boston estão abertos às empresas e a todo o ecossistema empreendedor português de base tecnológica. O Portugal Ventures in the Bay está vocacionado para acelerar as empresas tecnológicas em Silicon Valley. Está localizado na incubadora Runway, situada no centro de São Francisco.

No acelerador inserido no maior pólo de inovação mundial, as empresas vão ter a possibilidade de estabelecer contactos com todos os agentes do ecossistema, sejam eles empreendedores, startups, empresas estabelecidas, capitais de risco ou business angels com grandes históricos de investimento. Desta forma, as empresas poderão gerar novas redes de contactos e obter uma validação preliminar que lhes vai permitir perceber onde se devem focar e como podem queimar etapas para crescerem mais rápido do que a concorrência no mundo globalizado.

As empresas que se estabelecem neste acelerador vão poder contar com o apoio da Leadership Business Consulting, que já tem experiência no desenvolvimento de startups e empresas mais maduras em Silicon Valley.

O Portugal Ventures in Boston, segundo acelerador do empreendedorismo português de base tecnológica, está localizado em Boston, no Cambridge Innovation Center (CIC), na costa Leste dos EUA. O objectivo do Portugal Ventures in Boston é promover a incubação e aceleração de empresas num dos pólos mais inovadores do mundo, com particular enfoque na área de Life Sciences.
O acelerador foi concebido pela Portugal Ventures em parceria com a LB Ventures (LBV), uma empresa especializada na aceleração de startups, e está localizado numa área de excelência em inovação, rodeado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e a curta distância da Universidade de Harvard.

«As startups portuguesas têm a oportunidade de mergulhar e explorar o ambiente de Kendall Square e do CIC, beneficiando da forte dinâmica empreendedora vivida em torno do MIT e da presença de startups de referência mundial», defende a Portugal Ventures.


A caminho do Programa de Ignição
A Call For Entrepreneurship é o ponto de entrada para o Programa de Ignição, uma iniciativa liderada pela Portugal Ventures e parte integrante do Programa +e+i (mais empreendedorismo, mais inovação). O seu objectivo é fortalecer o ecossistema português de empreendedorismo de base tecnológica e, assim, contribuir para o desenvolvimento de uma economia mais moderna, competitiva e aberta para o mundo, com base em conhecimento, inovação e capital humano altamente qualificado, com um forte espírito empreendedor. Através desta iniciativa, a Portugal Ventures pretende investir cerca de 20 milhões de euros por ano.
Alguns dos fundos de capital de risco geridos pela Portugal Ventures são co-financiados pela União Europeia através do Finova, gerido pela PME Investimentos, do Compete e do Por Lisboa.

* Para quem estiver interessado é visitar os canais próprios.


.

Sem comentários: