09/03/2014

.


ESTA SEMANA NO
"SOL"

Islamistas massacram civis na Nigéria

'A educação ocidental é pecado', assim se traduz da língua hausa o nome Boko Haram, grupo islamista que nos últimos quatro anos intensificou os ataques no Nordeste da Nigéria. Em nome da causa - que passa pela instauração total da lei islâmica no país e pela destruição do Governo -, o grupo já matou mais de três mil pessoas desde o início da campanha de violência.

Os dados são da organização Human Rights Watch, aos quais se somam os da Amnistia Internacional: mais de 600 mortos desde o início do ano, indicava a instituição no final de Fevereiro. Outros cem nigerianos foram entretanto assassinados nos primeiros dias de Março.

Os mais recentes ataques do Boko Haram têm por alvo aldeias e cidades dos estados nordestinos de Borno, Yobe e Adamawa, maioritariamente muçulmanos. Com bombas e armas de fogo, centenas de rebeldes - que Washington categorizou de terroristas - têm arrasado escolas, estádios, mercados, casas, obrigando as populações a procurar refúgio no mato. Na mira dos islamistas estão civis cristãos, mas também muçulmanos, que os membros do Boko Haram consideram não seguirem a sharia.

O Governo declarou o estado de emergência nessa zona em Maio, mas as tropas do Presidente Goodluck Jonathan não têm sido eficazes em combate - havendo até relatos de que fogem perante a superioridade numérica e bélica dos islamistas.

No fim de Fevereiro, François Hollande visitou o país e, em Abuja, reiterou o apoio político - e, se necessário, armado - da França ao homólogo nigeriano: “O vosso combate é também o nosso”.

* O Islamismo está-se a tornar uma religião xenófoba, os moderados, os verdadeiros e sinceros seguidores do Corão, estão a perder terreno face aos extremistas comprometidos com actos sanguinários feitos em todo o mundo. O Ocidente tem de se proteger destes criminosos organizados.

.

Sem comentários: