18/01/2014

.
HOJE NO
"RECORD"

Lixeira a céu aberto 
no Jamor incomoda utentes

A situação não é nova, mas continua a indignar os utentes do Complexo do Jamor. Quem por lá passa, nomeadamente junto ao Parque Urbano, depara-se com um cenário que não devia existir em qualquer parte do Mundo e muito menos num espaço para a prática desportiva e utilizado por pequenos e graúdos. Falamos do que mais parece ser uma autêntica lixeira a céu aberto. Os caixotes transbordam, situação que, de acordo com algumas testemunhas, já se arrasta há bastante tempo.

O cenário ganhou até contornos de inadmissível, uma vez que a zona mais degradada, a do Parque Urbano, recebeu, na quinta-feira, centenas de crianças do concelho de Oeiras que ali disputaram um corta-mato escolar. Assim, paredes-meias com o lixo.

“Os insufláveis da meta dessa prova para crianças diziam: Instituto do Desporto de Portugal. E indivíduos com certo protagonismo subiram ao palanque para a entrega de prémios. Será que nenhum deles conseguiu ver este cenário?” A indignação é de Eduardo Almeida, de 66 anos, utente do Complexo do Jamor há pelo menos 40. “Essa prova de atletismo passava por cima do lixo que está no chão. Mas este cenário já se arrasta há um mês e agora surgem aqui muitos animais, como cães e gatos, a revirar o lixo”, frisou.

Também uma atleta do Centro de Alto Rendimento do Atletismo, que não quis identificar-se, colocou o dedo na ferida. “As regras para nós são claras. Não podemos comer dentro do CAR do atletismo. Por isso, quando terminamos os treinos, por volta das 21 horas, aproveitamos para comer então alguma coisa. E, pelo caminho, vou-me deparando com o cenário de caixotes do lixo cheios, não tenho onde colocar a casca da fruta. Meto no bolso e levo para casa.”

Mãos à obra
A promessa está feita, caso o cenário degradante continue a “embelezar” o espaço. “Existe já um movimento que se está a organizar no sentido de pedir ao Paulo Vistas [presidente da Câmara de Oeiras] uma carrinha. Depois, calçamos as luvas, colocamos as máscaras e vamos nós limpar o Jamor”, garantiu Eduardo Almeida.

* Limpar o lixo não dá comissões...

.

Sem comentários: