02/01/2014

.
HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Magnata chinês da reciclagem 
quer comprar o NY Times

Chen Guangbiao, empresário que se tornou um dos homens mais ricos da China através do negócio da reciclagem, está interessado em adquirir uma participação maioritária no grupo que detém o "The New York Times".

Em declarações CNN Money, Guangbiao afirmou que deseja trabalhar com o " The New York Times" há dois anos. Antes, já tinha revelado ter o apoio de dois empresários, incluindo um magnata de Hong Kong, que o ajudariam a angariar cerca de mil milhões de dólares para adquirir a maioria da empresa.

O empresário chinês revelou ainda ter uma reunião agendada nos EUA com os responsáveis da empresa que detém o jornal, mas esse compromisso não é confirmado pelo porta-voz do "The New York Times". A mesma fonte negou-se a comentar a notícia, tendo-a qualificado como boato.

O empresário, cuja fortuna está avaliada em 800 milhões de dólares, de acordo com o Hurun Rich List, ficou conhecido pelas sua acções de marketing excêntricas, como a distribuição de dinheiro e "ar fresco enlatado" para promover a consciencialização sobre a importância das acções de solidariedade e o meio ambiente .

Depois de Guangbiao ter divulgado as suas intenções, as acções da Times Company subiram 4%, para o valor mais alto dos últimos cinco anos.

O grupo New York Times Company detém uma agência de notícias para a China e um ‘site' em língua chinesa que foram bloqueados no país, depois da publicação de um artigo sobre a riqueza escondida dos parentes de Wen Jiabao, o primeiro-ministro chinês.

 * A China, o seu poder político e os empresários a ele ligados vão devorar-nos, é uma questão de tempo.

.

Sem comentários: