23/01/2014

.
HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"

Brasil terá 160 milhões de pessoas
 na classe média em 2016

Em 2016, a classe média representará 75% da população brasileira.

O Brasil terá daqui a dois anos, até final de 2016, 160 milhões dos seus habitantes na classe média. A previsão foi apresentada em Davos, na Suíça, durante uma sessão do Fórum Económico Mundial, por Ricardo Villela Marino, chefe-executivo para a América Latina do Banco Itaú-Unibanco, do Brasil.
 .
Segundo Marino, o número de brasileiros que já conseguiram e vão conseguir até ao final de 2016 fugir da pobreza, representará, nessa altura, 75% de toda a população do país. 


Atualmente, de acordo com dados do IPEA, Instituto de Pesquisa Económica Aplicada, o Brasil tem 121 milhões de pessoas na classe média, o que significa que, para a estimativa do banco se confirmar, 39 milhões de pessoas terão que sair da pobreza nos próximos 24 meses.
Marcelo Neri, ministro brasileiro de Assuntos Estratégicos, reforçou a previsão de Marino revelando dados sobre a saída em massa de milhões de brasileiros das classes D e E.

Segundo Neri, entre 2003 e 2013, 54 milhões de pessoas subiram de classe, das D e E para a C e da C para as B e A.
De acordo com os parâmetros definidos pelo governo brasileiro, fazem parte da classe média famílias cujos membros têm um rendimento per capita entre os 90,9 euros e os 318,4 euros mensais.

Mais 39 milhões de pessoas nessa situação significam, como foi realçado aos participantes no Fórum, formado por governos e investidores de todo o mundo, mais consumo, mais crescimento, mais oportunidades e, claro, mais estabilidade política. 

* Ficamos felizes pelos brasileiros, tristes pela pulverização da classe média portuguesa.


.

Sem comentários: