12/01/2014

.


ESTA SEMANA NA

"SÁBADO"

As dez pessoas mais velhas de sempre 

No clube dos super-centenários, só entra quem ultrapassa os 110 anos de vida. Como as pessoas que estão neste Top 10 das mais velhas de todos os tempos

O boliviano Carmelo Flores Laura está à espera de veredicto para entrar na lista dos super-centenários. A família diz que ele tem 123 anos, mas os especialistas do Grupo de Pesquisa em Gerontologia (dos EUA) analisaram os seus documentos e afirmam que não deve ter mais de 107 – o que o coloca a 8 anos de distância da actual pessoa mais velha do mundo: a japonesa Misao Okawa, com 115 anos.

No décimo lugar do top 10 das pessoas mais velhas de todos os tempos está a norte-americana Maggie Barnes (na foto), que viveu 115 anos e 319 dias, tendo nascido em 1882, o ano do assassínio do célebre cowboy Jesse James, pelo cobarde Robert Ford. 
Natural do estado da Carolina do Norte, esta super-centenária era filha de escravos e foi casada com um arrendatário rural. Teve 15 filhos, mas apenas quatro deles puderam ir ao seu funeral, em 1998: ela sobreviveu aos outros 

No ano em que a canadiana Marie Louise Meilleur nasceu, 1880, Thomas Edison inventou a lâmpada e Werner von Siemens construiu o primeiro elevador eléctrico. 

Mas, para ela, os triunfos não foram inventos revolucionários, antes 117 anos e 230 dias mas muitos anos de felicidade. 
Ao longo da vida, que passou na região de Ontário, até 1998, Marie Louise teve 10 filhos, 85 netos, 80 bisnetos e 61 trinetos e tetranetos. É a quarta pessoa desta lista.

* Chegar a esta idade e lúcido deve ser bom, almejamos isso...


 .

Sem comentários: