12/01/2014

.
ESTA SEMANA NO
"EXPRESSO"

62% dos islâmicos não querem que 
as mulheres escolham a roupa

Em sete países islâmicos foi perguntado se as mulheres devem ter ou não liberdade para escolher a própria roupa. Cabeça à mostra só na Turquia e no Líbano.


Um estudo recente da Universidade do Michigan, conduzido em sete países islâmicos, revela que a maioria das pessoas considera apropriado que uma mulher cubra completamente o cabelo em público, mas não necessariamente o rosto.

O inquérito abrangeu cidadãos de sete países, aos quais foi colocada a pergunta "Que estilo de roupa é apropriado para mulheres em público?".

Os entrevistados deveriam escolher uma de seis imagens sem legenda representadas num cartão, entregue pelos entrevistadores. As ilustrações iam da peça de roupa mais conservadora, a burqa, que cobre integralmente a cabeça e apenas permite a visão por detrás de uma rede, até à imagem de uma mulher de rosto descoberto e cabelos soltos.

Tunísia (57%), Egito (52%), Turquia (46%) e Iraque (44%) consideram o hijab branco, um véu que cobre o cabelo e as orelhas mas deixa a totalidade do rosto à mostra, a peça de vestuário mais adequada para uma mulher usar em público. No Iraque e no Egito, o hijab negro, mais conservador, foi a segunda escolha mais popular.

No Paquistão as opiniões dividem-se com 32% a defenderem o hijab negro e 31% a preferirem o niqab, que apenas deixa descobertos os olhos da mulher.
Turquia e Líbano, os mais liberais Só na Turquia e no Líbano é que mais do que um em cada quatro inquiridos respondeu que as mulheres devem mostrar, em público, a totalidade da cara e o cabelo solto. Com quase metade dos contactados (49%) a defenderem este visual, o Líbano é o país mais liberal na escolha, onde 27 % dos inquiridos praticam a religião cristã. A Turquia é o único país onde ninguém (pelo menos em termos percentuais) escolhe a burqa.

Em média, 62% dos entrevistados pensam que uma mulher não pode escolher o que vestir. A Tunísia é o país mais tolerante neste aspeto, onde 56% defendem o direito de escolha da mulher. Seguem-se a Turquia (com 52%), o Líbano (49%) e a Arábia Saudita (47%). O Egito, com 86% de votos contra, é o mais castrador nesta matéria.

O Alcorão, o livro sagrado do islamismo, defende que as mulheres se devem vestir de forma "modesta e decente".

.


* Quem quer professar a fé através duma religião sujeita-se às diatribes das lideranças.

.

Sem comentários: