06/01/2014

.

HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"

Maioria dos espanhois 
quer que o rei abdique

Quase dois terços dos inquiridos pretendem que Juan Carlos dê lugar ao filho, o príncipe Felipe. Popularidade da monarquia está em queda livre

Numa altura em que a monarquia em Espanha vive dias difíceis, uma nova sondagem demonstra que quase dois terços (62%) dos inquiridos gostariam de ver Juan Carlos abdicar do trono a favor do príncipe Felipe.
 
O estudo, divulgado ontem, dia em que o rei completou 76 anos, não deixa dúvidas quanto à popularidade do seu reinado, que desceu para níveis recorde (41,3%), enquanto o número daqueles que defendem a sua abdicação subiu 17% em relação ao ano passado.

Juan Carlos, há 38 anos no trono, foi um dos mais amados soberanos a nível mundial, sobretudo por ter ajudado a levar o país à democracia, nos anos 70, após a queda da ditadura. No entanto, a prolongada investigação ao envolvimento da filha, a infanta Cristina, no mediático ‘caso Nóos', prejudicou gravemente a sua imagem. Outros escândalos, como a sua participação num safari secreto no Botswana, em 2012, também contribuíram para baixar a popularidade do rei. A subida ao trono do príncipe Felipe, de 45 anos, é vista por 66,4% como uma boa solução.

* Recorde-se que o rei espanhol foi o garante da continuidade democrática no país quando cerceou o aventureirismo do golpista Tejero Molina em 23/02/81. Curiosamente a Casa Real  custa menos aos espanhóis do que a Presidência da República aos portugueses.


.

Sem comentários: