26/01/2014

.


ESTA SEMANA NA
"SEMANA INFORMÁTICA"


Voar de avião ligado à Net será seguro?

A pergunta foi deixada pela Kaspersky Lab que acredita ser possível comprometer a rede wi-fi de uma companhia aérea.

A Administração da Aviação Federal dos EUA e a Comissão Europeia aprovaram o uso de computadores e dispositivos móveis nos aviões e os passageiros já podem utilizar wi-fi a bordo e enviar e receber SMS, chamadas ou e-mails, excepto no momento da descolagem e aterragem.
SEGURANÇA "0"

Face a esta realidade, são cada vez são mais as companhias aéreas a incluir o serviço wi-fi na sua oferta.

Na verdade, as longas horas de voo permitirão que os passageiros se liguem à Internet durante o trajecto, mas a dúvida que agora surge é se as redes wi-fi dos aviões são, ou não, seguras.

De acordo com Kurt Baumgartner, analista da Kaspersky Lab, «ligar-se a uma rede wi-fi representa sempre alguns riscos». Hoje em dia, «são muitas as técnicas que os hackers utilizam para comprometer a segurança das redes wireless e aceder aos dispositivos ligados a elas», recordou o mesmo responsável que lembrou: «Ao ligar-se à rede de um avião também será possível a um cibercriminoso, que inclusive possa ir sentado ao nosso lado, tentar aceder ao nosso dispositivo.» 

Mas, o mais preocupante «é o número de utilizadores que pode comprometer estas redes» diz a Kaspersky.

Se hoje já é possível “atacar” um carro ou um dispositivo médico, também será possível comprometer a rede wi-fi de uma companhia aérea: «Os ataques a que nos referimos podem ser feitos de forma remota, mas sempre a uma curta distância, como a que separa, por exemplo, a classe executiva da cabine de pilotagem do avião», diz Kurt Baumgartner.

Também Vicente Díaz, analista sénior da Kaspersky Lab afirma que é possível sofrer ataques em que alguém cria um ponto de acesso wi-fi falso, fazendo-se passar pelo da própria companhia aérea, ou por alguma das que o utilizador tenha memorizada no seu dispositivo.

Nestes casos, «se prestarmos atenção, veremos que apenas temos acesso à Internet, mas neste caso através de terceiros, que serão capazes de ver todo o nosso tráfego e redireccioná-lo a seu belo prazer».

*  SEGURANÇA "0"


.

Sem comentários: