09/04/2013

.
HOJE NO

"DIÁRIO ECONÓMICO"

ANA aumenta tráfego de passageiros 
em 2,2% até Março

A ANA - Aeroportos de Portugal encerrou o primeiro trimestre deste ano com um tráfego de 5,6 milhões de passageiros.

O aeroporto da Portela foi o principal impulsionador deste indicador, com um crescimento acumulado de 3,6% de passageiros nos primeiros três meses deste ano, de cerca de três milhões para 3,1 milhões de pessoas.

O aeroporto de Faro também registou um comportamento positivo no período em apreço, com uma subida de 1,5% entre Janeiro e Março deste ano face ao período homólogo de 2012, correspondente a uma passagem de 606 mil para 615 mil passageiros.

Os aeroportos da Madeira também estiveram a subir, 7,1%, de 444 mil para 476 mil passageiros no primeiro trimestre deste ano face ao período homólogo do ano passado.

Estes valores positivo ocorreram apesar de no presente ano o mês de Fevereiro ter tido menos um dia que em 2012. "Se considerássemos Fevereiro de 2013 com 29 dias, o tráfego de passageiros teria crescido 3,2%, em vez de 2,2% [mais 178 mil passageiros em vez dos 120 mil passageiros de acréscimo real]", sublinha um comunicado oficial da ANA.

Os aeroportos da ANA que registaram quebras de tráfego de passageiros foram os dos Açores (quebra de 5,8%, para 193 mil passageiros) e do Porto (queda de 1,6%, para 1,2 milhões de pessoas).

Exclusivamente no mês de Maio, face ao homólogo de 2012, o tráfego de passageiros da ANA registou um acréscimo de 5,6%, de dois milhões para cerca de 2,2 milhões de pessoas.

"Em termos de mercados, os resultados do trimestre acompanham a tendência registada no tráfego de Fevereiro e Março, com a França, Reino Unido, Suíça e Holanda (mais 136 mil pessoas no conjunto) a sobressair", destaca o referido comunicado da ANA.

O mesmo documento acrescenta que, "no que se refere às companhias aéreas, realce principalmente para os crescimentos nos passageiros transportados pela TAP Portugal, easyJet e transavia.com (com mais 145,7 mil passageiros no conjunto)".

A 27 de Dezembro de 2012, o Governo anunciou que o processo de privatização da ANA foi ganho pelo grupo francês Vinci, por ter apresentado a proposta de valor mais alto, fixada em 3.080 milhões de euros.
O processo aguarda a autorização por parte das entidades da concorrência da União Europeia, um processo que deverá estar concluído até ao final do primeiro semestre deste ano.

* Apesar de ser uma ANA estrangeirada é bom para a economia.

.

Sem comentários: