26/03/2013

.

HOJE NO
" RECORD"

José Manuel Constantino é 
o novo presidente do 
Comité Olímpico de Portugal 

José Manuel Constantino foi esta terça-feira eleito presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP). O antigo líder da Confederação do Desporto e do Instituto de Portugal arrecadou 92 votos, contra apenas 67 de Marques da Silva.

Constantino será o 11.º presidente do COP, num mandato que terminará após os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro'2016. O projeto de José Manuel Constantino, assumidamente de transição, tinha sido subscrito por 15 federações olímpicas, enquanto Marques da Silva, de 76 anos e que avançou com 10 apoios, liderava assumido projeto de continuidade.

O colégio eleitoral é composto por 75 membros, com um total de 162 votos: as federações olímpicas, que têm um peso significativo, com quatro votos cada, são 29, enquanto as não olímpicas são 28 e os membros extraordinários 18, com apenas um voto, em ambos os casos.

Assim sendo, as olímpicas valem 116 dos 162 votos do colégio eleitoral, cabendo às não olímpicas 28 e aos membros extraordinários 18, logo 82 votos garantiriam o triunfo. O voto foi secreto, a receção do boletim de voto feita no ato de inscrição e este foi colocado na urna na mesa de voto no auditório do COP, presidida por Vicente Moura. 

* Apesar da inutilidade manifesta que tutela o desporto português, desejamos ao novo presidente do COP o maior sucesso.


.

Sem comentários: