01/02/2013


ONTEM NO
"DESTAK"

 Ordem dos Enfermeiros 
critica "ineficiência" do sistema informático do INEM 

A Ordem dos Enfermeiros criticou hoje a "ineficiência" do sistema informático do INEM que põe "em risco" a qualidade do socorro prestado à população e defendeu a implementação de um Modelo Integrado de Emergência Pré-Hospitalar. 

"A ineficiência do software Mobile Clinic e dos equipamentos informáticos que o suportam é mais um motivo de grande preocupação para a Ordem dos Enfermeiros" (OE), refere comunicado hoje divulgado. Para os enfermeiros "um sistema com tamanhas fragilidades não deveria ter sido adquirido" para além de ter implicado "um gasto de 1.300 milhões de euros na sua aquisição", ou seja, "um valor muito superior aos 500 mil euros poupados pelo INEM com a integração de meios em serviços de urgência e transferidos para o Serviço Nacional de Saúde". 


HOJE NO
"DESTAK"

 Técnicos de Ambulância defendem eficácia no sistema informático do INEM 

O sindicato dos Técnicos de Ambulância e Emergência defendeu hoje a eficácia do sistema informático do INEM que torna a comunicação entre os meios de emergência "mais célere e objetivo". "A introdução de meios informáticos, em particular da aplicação Mobile Clinic, vem tornar o processo de comunicação entre os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) e os meios de emergência mais célere e objetivo, melhorando significativamente os tempos de acionamento e possibilitando o envio de dados para a unidade de saúde de destino", refere comunicado hoje divulgado. 

 Reconhecendo que o sistema possa "pontualmente" apresentar "falhar", os técnicos de ambulância lembram que o Mobile Clinic "foi implementado em acréscimo à metodologia de acionamento anteriormente em prática (telemóveis)", pelo que "existe uma redundância do ponto de vista da segurança no caso de falha de um dos sistemas".

* Esclareçam o povo sff.

Sem comentários: