31/01/2013



HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

"Não tenho intenção de vender 
qualquer activo em Angola" 

O CEO do BPI reafirmou hoje a intenção de manter e até expandir a actividade do banco em Angola. 

Fernando Ulrich garantiu que vai manter a sua participação de 50,1% que detém no Banco de Fomento de Angola (BFA), sublinhando que "esta é uma história de sucesso que queremos continuar a desenvolver". 

 O CEO do BPI falava durante uma 'conference call' com analistas, citado pela Bloomberg. "Não tenho intenção de vender qualquer activo em Angola", acrescentou ainda. Na mesma ocasião, Fernando Ulrich afirmou estar "muito feliz" com os outros accionistas do BFA e que faz mesmo parte dos planos multiplicar, "gradualmente, os balcões da instituição no país". 

Actualmente, o BFA tem 167 balcões em Angola. Em 2012, a actividade em Angola e Moçambique representou cerca de um terço dos resultados reportados pelo banco (34,7%). O BPI revelou ontem que garantiu um lucro de 249 milhões de euros em 2012, impulsionado sobretudo pela recompra de passivo e pela venda de dívida pública. 

 No ano anterior o banco tinha reportado um prejuízo de 284,9 milhões. As contas do BPI mostram ainda que os lucros de operações financeiras subiram 94,6% no ano passado, o que também beneficiou a instituição. Na sessão de hoje as acções do banco seguem a perder (-1,09%) na praça lisboeta, a acompanhar a tendência dos pares europeus.

* O dinheiro nunca se deu bem com os direitos humanos.

Sem comentários: