02/12/2012

JOANA PETIZ




Quer emprego? 
     Não tenha vergonha de pedir 

Anda atrás de um novo emprego. Ficou desempregado ou simplesmente está farto de se matar a trabalhar todos os dias sem o menor reconhecimento. Chegou a hora de ter a oportunidade que merece. Mas como sequer começar a procurar? E onde? Se chega aos ouvidos do seu chefe que anda a pedinchar um novo lugar noutra empresa é o fim da picada. 

Então, o melhor é manter os olhos bem abertos e a boca fechada. Certo? Errado
 .
Se está mesmo decidido a pôr um ponto final nesta fase da sua vida e a atirar-se para voos mais ambiciosos, é sempre melhor ser honesto. Não precisa de apregoar no escritório que anda à procura de novo emprego, mas não fará mal em falar com um par de colegas que acredita que podem ajudá-lo na sua busca. Evite alongar-se sobre os motivos pelos quais está desiludido com o seu trabalho. Explique simplesmente que não veria com maus olhos viver novos desafios profissionais em determinada área ou função e resuma os seus melhores talentos e competências – mas mantenha a conversa curta e objetiva, para não ser interpretado como um melga pedinchão.

Fora do escritório, o método a seguir é semelhante. Não esconda que anda à procura de algo novo, mas evite disparar em todas as direcções. Se lhe perguntarem como vão as coisas, seja honesto – mas mantenha a resposta curta: está à procura de uma oportunidade de mostrar o que vale; se souberem de quem precise de alguém com os seus talentos, agradece o contacto.

De resto, foque-se: identifique as pessoas que estão nos lugares certos ou têm conhecimentos que podem revelar-se interessantes para si. Recue aos tempos da escola primária, se preciso for. Aquele miúdo ranhoso a quem nunca dirigiu uma palavra é hoje o CEO da sua própria empresa e tem relações profissionais excelentes com algumas das maiores multinacionais? Ligue-lhe, recorde-o de que foram colegas de turma e explique-lhe que anda à procura de um novo emprego e que ficará muito agradecido se ele puder ajudá-lo.

Inscreva-se em workshops, palestras e outros tipos de actividades que possam revelar-se duplamente úteis: enriquecem o seu currículo e permitem-lhe contactar com profissionais que têm acesso aos meios onde quer entrar. Não tenha receio de puxar o orador ou formador de parte e apresentar-se, explicando brevemente o que procura e porque acredita que seria a pessoa certa para as funções que pretende desempenhar.

Tão importante como falar com as pessoas certas é não desanimar. Não espere que o seu emprego de sonho lhe caia no colo só porque falou com uma dúzia de pessoas – por muito influentes que elas sejam. As coisas demoram o seu tempo e nem sempre as oportunidades estão ao virar da esquina, só à sua espera. Mas se se mexer devidamente pode ter a certeza de que mais cedo ou mais tarde, elas vão surgir e o seu nome vai aparecer ligado a elas. Mantenha-se confiante e empenhado nos seus contactos e quando finalmente conseguir chegar onde deseja, não se esqueça de agradecer a todos quantos o ajudaram a atingir os seus objetivos – e aos que tentaram, ainda que sem efeitos. Construir relações duradouras é meio caminho andado para o sucesso.

Chefe de redacção adjunta

IN "DINHEIRO VIVO"
26/11/12

.

Sem comentários: