02/12/2012

 .

ESTA SEMANA NO
"VIDA ECONÓMICA"

Turistas em visita ao Porto e Norte 
gastam mais 

Os turistas que visitam o Porto e Norte de Portugal em lazer estão a gastar mais.  O estudo trimestral do IPDT, ERTPNP e Aeroporto Sá Carneiro sobre o perfil dos turistas que visitam a região revela que, entre julho e setembro, o gasto médio situou-se nos 693 euros, um aumento de 10% face ao mesmo trimestre do ano passado, quando o gasto se situou nos 625 euros.

Já no que toca aos turistas que visitaram o país em negócios, o gasto foi de, em média, 488 euros, o que corresponde a um aumento de apenas cinco euros em relação a 2011.

À semelhança da tendência que se tem vindo a verificar nos últimos tempos, as companhias "low-cost" são as preferidas pelos turistas que procuram o Porto e Norte de Portugal com o intuito específico de gozar férias. Destaca-se a Ryanair, a companhia aérea escolhida por 72,7% dos turistas em lazer para viajar.
No segmento de negócios, a TAP é a eleita, na medida em que três em cada quatro turistas chegaram ao país com a companhia portuguesa.

Turistas mais satisfeitos
De acordo com o inquérito, o principal motivo que traz os turistas ao Porto e Norte de Portugal continua a ser o lazer: 75% dos turistas viajaram para a região com o intuito de gozar férias.

Quanto aos principais mercados emissores de turistas no segmento de lazer, entre julho e setembro, destacam-se, por esta ordem, França e Espanha. Por outro lado, um em cada quatro turistas que visitaram o Porto e Norte de Portugal em negócios eram de nacionalidade espanhola, seguindo-se Inglaterra e Itália.
O estudo revela ainda que os turistas estão globalmente satisfeitos, apresentando a intenção de recomendar o Porto e Norte de Portugal aos amigos e ainda de regressar. 

* O Norte tem argumentos de peso:
- A navegabilidade do rio Douro
- As rotas dos vinhos e o vinho do Porto
- A variadíssima gastronomia a preços convidativos

.

Sem comentários: