11/12/2012

 .
HOJE NO
"i"

Nuno Santos: 
"Caiu a máscara ao presidente da RTP" 

Nuno Santos disse que a administração da RTP entendeu as suas declarações "como graves infracções disciplinares" e que isso terá justificado o seu despedimento por justa causa.
Nuno Santos disse mesmo que: "Caiu a máscara ao presidente da RTP".
 O ex-director de Informação do canal público acusou ainda a administração de promover o seu "silenciamento", apelando à presidente da Assembleia da República para que se pronuncie em relação à "protecção dos cidadãos chamados a depor às comissões parlamentares", a propósito do seu processo disciplinar na RTP.

"Daqui lanço um apelo à senhora presidente da Assembleia da República para que se pronuncie, não sobre mim ou sobre este caso em concreto, mas sobre a protecção de que devem gozar cidadãos chamados a depor nas Comissões Parlamentares", afirmou o ex-director de Informação da RTP, que convocou a comunicação social para uma conferência de imprensa em que explicou a sua posição relativamente ao processo disciplinar que lhe foi movido pelo Conselho de Administração da RTP com vista ao seu despedimento.

O ex-responsável foi mais longe afirmando: "Aquilo que cada um de nós diz, nessa condição de cidadãos, perante as comissões [parlamentares] não pode ser condicionado, à partida, com medo das represálias que possamos sofrer por alguém poder ver nessas declarações delito de opinião, algo que há mais de 38 anos está banido da ordem jurídico-constitucional portuguesa".
O jornalista disse estar "consciente" de que está a "servir de exemplo" para que "o poder político mostre à classe jornalística como se deve 'comportar'", afirmando, novamente, não subsistirem dúvidas de que foi alvo de "saneamento político" da RTP.

Instado a sustentar esta afirmação, Nuno Santos remeteu para eventuais declarações a prestar proximamente na Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC), que indicou na semana passada a intenção de iniciar um inquérito específico ao incidente da demissão do ex-director da RTP.
"Como disse no meu primeiro comunicado, tempos conturbados aguardam a RTP com a anunciada aquisição de parte do seu capital com o figurino que tem sido divulgado. (...) O clima de medo instalado faz com que muitos estejam em silêncio. Que ninguém se iluda. Depois de mim outros serão atingidos", afirmou. 

* Ninguém tem dúvidas que foi saneamento político, Miguel Relvas até pode ir a Fátima a pé que ninguém nele acredita, é o ministro do "beijo da morte" como diz Marcelo Rebelo de Sousa.

.

Sem comentários: