11/12/2012

 .
HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

80% dos empresários 
estão pessimistas para 2013 

 Mais de 79% dos empresários espera uma degradação da actividade económica no próximo ano. 

Segundo um inquérito promovido pela Associação Industrial Portuguesa- CCI junto dos seus associados, cerca de 95% das 1045 empresas inquiridas avalia a actual conjuntura económica como "má ou muito má" e apenas 4% como "normal". Mas quando questionados sobre o próximo ano cerca de 79% das empresas antecipa uma situação "pior ou muito pior" e 18% uma conjuntura "igual". 
Mas em relação à procura ao mercado externo a situação é diferente com 41% das empresas a preverem uma procura "superior ou muito superior" e 26% a considerarem uma procura externa "inferior ou muito inferior". Aliás, a maioria das empresas exportadoras (76%) considera que na situação actual e suas perspectivas de evolução, a capacidade de produção é "adequada". 

Quanto as condições financeiras praticadas pelos bancos cerca de 57% referem pagar, em média, taxas de juro no intervalo "5%‐7.5%". O peso relativo deste intervalo aumentou 11 p.p. em relação ao resultado obtido no inquérito do ano passado. 
O peso das empresas que referem pagar taxas de juro inferiores a 5% diminuído ‐23 p.p.. Cerca de 37% das "micro" e 27% das "pequenas" empresas referem pagar taxas de juro superiores a 7.5%.

* Quantos destes empresários irão resistir no próximo ano??? 

.

Sem comentários: