06/12/2012

.
HOJE NO
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"

Portugal Economia paralela retira 
12,3 mil milhões em impostos 

A economia paralela em Portugal representa 23% do Produto Interno Bruto (PIB) e tem como consequência uma perda de receita em impostos de 12,3 mil milhões de euros por ano, segundo um estudo divulgado hoje, em Bruxelas. 

 O documento foi divulgado pela Comissão Europeia, que apresentou hoje um plano de combate à fraude e evasão fiscais na União Europeia (UE) e encorajou os Estados-membros a identificarem os paraísos fiscais e a incluí-los em listas negras nacionais. 

 De acordo com o estudo, datado de fevereiro deste ano, a economia paralela em Portugal representa 23% do PIB, um valor superior à média da UE (22,1%). No conjunto da UE, a fuga aos impostos tem um custo estimado de 864,2 mil milhões de euros por ano. Entre os Estados-membros, Bulgária (35,3% do PIB), Roménia (32,6%) e Lituânia (32%) são os países onde a economia informal tem maior peso. No lado oposto da tabela, surgem a Áustria e Luxemburgo (ambos 9,7% do PIB). 

A Comissão Europeia apresentou hoje um plano de combate à fraude e evasão fiscais na UE e adotou duas recomendações para encorajar os Estados-membros a tomarem medidas “rápidas e coordenadas”: a primeira diz respeito aos paraísos fiscais e a segunda ao planeamento fiscal agressivo. 

O executivo comunitário apelou aos 27 para que identifiquem os paraísos fiscais, incluindo-os em “listas negras nacionais”.

* Em Portugal  o grande incrementador da economia paralela é o governo, este e os outros, porque concretiza o assalto à classe média enquanto facilitam a vida aos donos dos dinheiro com os paraísos fiscais.

.

Sem comentários: