18/09/2012



 
HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Benetton lança campanha 
"O Desempregado do Ano" 

Sempre polémica, a marca de roupa italiana lança uma nova campanha que apela ao desempregado do ano

A marca italiana, gerida por Alessandro Benetton, quis manter a tradição e criar mais uma campanha polémica.

Desta vez o foco são os jovens desempregados. Usando o slogan “Unemployee of the Year” (Desempregado do Ano), os cartazes mostram jovens bem vestidos e que, segundo a Benetton, representam uma geração: têm um curso superior, talento, mas não têm trabalho.

A campanha é uma iniciativa da fundação “UNHATE” (não ao ódio), propriedade da marca Benetton. Esta fundação é a mesma responsável por campanhas polémicas tais como a do ano passado que ilustrava personalidades influentes da sociedade mundial aos beijos (caso do cartaz com a imagem do Papa Bento XVI e Ahmed Mohamed el-Tayeb).

“Desempregado do Ano” pretende ser mais do que só uma campanha e para isso a empresa decidiu criar um concurso com o mesmo nome, segundo o “El País”. Jovens entre os 18 e os 30 anos podem inscrever-se, partilhar o seu currículo de “desemprego” e propor um projecto. Os 100 mais votados serão escolhidos para serem financiados com 5.000 euros.

A empresa de roupa italiana optou por chamar à atenção para o desemprego juvenil pois “pela primeira vez em muitos anos, os nossos filhos vão ter uma vida mais dura que os seus pais” afirmou o responsável pela marca “esta [campanha] pode parecer menos chocante que a anterior mas no fundo é mais grave”, de acordo com o jornal espanhol.

Relatórios financeiros da Benetton revelam que a empresa aumentou o número de trabalhadores recentemente.

* O marketing que não se ilude

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