18/09/2012

 .
HOJE NO
"A BOLA"

Observatório sinalizou 23 casos de
. tráfico de seres humanos em Portugal

O Observatório de Tráfico de Seres Humanos sinalizou 71 casos em 2011, mas desse total apenas foram confirmadas 23 situações.

A informação foi avançada pela secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade na conferência «Servidão Doméstica e Mendicidade: Formas Invisíveis de Tráfico para Exploração Laboral».

Dos 23 casos confirmados, a maioria (15) reporta casos de homens vítimas de exploração laboral, oito casos são relativos a mulheres para exploração sexual e três têm como alvo crianças.

Os dados «não revelam um crescimento significativo do tráfico nos últimos anos», mas «um baixo número de casos detetados e confirmados de vítimas mulheres para exploração sexual e uma predominância de casos relativos a homens para exploração laboral», frisou Teresa Morais.

«Não é que me surpreenda que a exploração laboral num contexto de crise como vivemos na Europa e em Portugal tenha expressão estatística, o que me surpreende, pelo contrário, é que sejam tão poucos os casos sinalizados e confirmados de mulheres vítimas de tráfico para exploração sexual», notou a secretária de Estado.

* É sempre mau mesmo quando os números são pequenos, no entanto devem existir mais casos que por medo as vítimas não denunciam.

.

Sem comentários: