26/09/2012

.
HOJE NO
"RECORD"

Rio'2016: Comité diz que funcionários demitidos agiram "por iniciativa própria"

O comité organizador dos Jogos Olímpicos Rio de Janeiro'2016 garantiu que os dez funcionários suspeitos de roubar documentação confidencial de Londres'2012 "agiram por iniciativa própria, sem o conhecimento dos seus superiores".

"Apesar de alegarem que não tinham qualquer intenção de prejudicar o comité brasileiro, eles quebraram o vínculo de confiança mutua entre os dois comités", considera o organismo brasileiro, em comunicado.

O comité organizador brasileiro confirma que os dez funcionários envolvidos, entretanto demitidos, tinham permissão de acesso à documentação de Londres'2012, mas não podiam, como acabaram por fazer, efetuar cópias dos documentos, tal como determinavam os contratos que ligavam as duas partes.

"Estes trabalhadores não podiam fazer cópias sem autorização. Bastava que pedissem autorização ao comité britânico, que sempre cooperou e partilhou informação", explica o comité organizador brasileiro.

Este comunicado suriu um dia depois do ministro do Desporto do Brasil, Aldo Rebelo, ter considerado "lamentável e inaceitável" o furto de documentos da organização dos Jogos Londres'2012.

Na primeira reação oficial do governo brasileiro ao incidente, Aldo Rebelo [na foto] elogiou o comité organizador dos Jogos de 2016 por ter lançado "corretamente" uma investigação ao caso, frisando, também em comunicado, que o comportamento dos funcionários não dignifica o relacionamento de "confiança e harmonia" entre Brasil e Grã-Bretanha.

"É um episódio lamentável, que envolveu duas entidades privadas. O comité brasileiro agiu corretamente ao lançar uma investigação, em parceria com o organismo londrino, para punir os responsáveis. O comportamento dessas pessoas foi inaceitável e não expressa a harmonia que sempre marcou as relações entre os dois países", frisou o ministro do Desporto.

* Uma "trambiquice" imbecil, mas há envolvimentos escondidos...

.

Sem comentários: