27/07/2012

 .

HOJE NO
"RECORD"

Apenas três países lusófonos 
subiram ao pódio
 Já são 115 medalhas no total 

Brasil, Portugal e Moçambique são os únicos dos oito países lusófonos que conquistaram medalhas em Jogos Olímpicos, com vantagem clara do "gigante" sul-americano, com um total de 91, das quais 20 de ouro.
A estreia brasileira nas subidas ao pódio aconteceu nos Jogos de Antuérpia, em 1920, com o contingente canarinho a dar cartas nas disciplinas de tiro: Guilherme Paraense conquistou o primeiro ouro do país, nos 25 metros pistola.

Foi a partir de Los Angeles'84 que o país começou a crescer em medalhas, chegando a um recorde de oito (um ouro, cinco pratas e dois bronzes), mas o maior número de campeões surgiria apenas em Atenas'04, com cinco medalhas de ouro.

Em Pequim, o número de ouros diminuiu (conseguiu as mesmas três de Atlanta'96), mas o país chegou a um número recorde em termos globais, com 15 medalhas: três primeiros lugares, quatro segundos e oito terceiros.

Em Londres'12, os brasileiros voltam a contar com os seus últimos campeões olímpicos, o nadador brasileiro César Cielo (50 metros livres) e Maurren Higa Maggi (salto em comprimento).

O terceiro ouro na China coube à seleção feminina de voleibol.

Portugal, que em 2008 teve uma medalha de ouro e uma de prata, não terá na capital inglesa qualquer campeão.

Nélson Évora está lesionado e não defenderá o título no triplo salto, enquanto Vanessa Fernandes, segunda no Triatlo, também está fora.

Na história dos Jogos Olímpicos, o maior número de medalhas de Portugal (três) aconteceu em Atenas'04 e Los Angeles'84.

No primeiro caso com duas medalhas de prata (Sérgio Paulinho e Francis Obikwelu) e um bronze (Rui Silva), no segundo com um ouro (Carlos Lopes) e dois bronzes (António Leitão e Rosa Mota).

Finalmente Moçambique, país que consegue entrar no "olimpo" das medalhas por intermédio da sua melhor desportista de todos os tempos, a meio-fundista Maria Mutola.

Em 1996 chegou ao bronze nos 800 metros, mas a coroação chegou em 2000, em Sydney, com o título olímpico na mesma distância.

Globalmente, Brasil (91 medalhas), Portugal (22) e Moçambique (2) somam 115 medalhas na história dos Jogos.

Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Timor-Leste nunca subiram a um pódio.

Medalhas dos países lusófonos:

Brasil - 20 medalhas de ouro; 25 medalhas de prata e 46 medalhas de bronze;

Portugal - 4 medalhas de ouro; 7 medalhas de prata e 11 medalhas de bronze;

Moçambique - 1 medalha de ouro e 1 medalha de bronze;


* Que honrem a língua.

.

Sem comentários: