.
HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"
Empresária é parceira
da PT e Zon em Angola
Isabel dos Santos tem 25% da Unitel, onde está com a PT, e 70% da ZAP, com a Zon.
Operam em segmentos diferentes em Angola, mas têm em comum na estrutura accionista concorrentes ferozes em Portugal.
A empresária Isabel dos Santos está presente no mercado angolano das telecomunicações em duas frentes: na ZAP e na Unitel. Os parceiros? A Zon e a PT, respectivamente.
Na ZAP, empresa de televisão paga que opera em Angola e Moçambique, a empresária angolana tem uma fatia de 70% - os restantes 30% pertencem à Zon, que iniciou desta forma o seu processo de internacionalização.
Já na Unitel, a maior operadora móvel de Angola, Isabel dos Santos e a PT têm uma participação de 25%.
No mercado angolano, as duas empresas não são concorrentes, já que a convergência ou ofertas ‘triple play' ainda não são uma realidade. Mas, em Portugal, PT e Zon competem no mercado de televisão, com o Meo a disputar quota de mercado com a ex-TV Cabo - a Zon caiu de uma posição de 70% em 2009 para 52,8% em Junho de 2012, enquanto o Meo saltou de 18,7% para 36,1% no mesmo período de tempo.
As divergências entre a Zon e a PT não parecem, para já, ter impacto nas operações angolanas ou no accionista comum. José Sarmento, da Fincor, esclarece que "as duas empresas operam em mercados distintos e têm estruturas accionistas e dimensão bem distintas. Nesta fase, não deverá existir nenhuma união nem concorrência directa entre as empresas, apesar do accionista comum existente entre ambos". Uma visão partilhada também por Ricardo Pinto, da Sartorial, que lembra que as duas operam em áreas de actividade distintas.
* Mas os "ricos" empreendedores portugueses querem lá saber que a fortuna da "vampireza" esteja assente na fome, na doença, na falta de habitabilidade digna de 90% do povo angolano, já que ela é a testa de ferro do papá ???? São peanuts...
.
Sem comentários:
Enviar um comentário