-
COMBOIOS DE
ESTRADA
Um comboio de estrada ou roadtrain é um camião
conceito utilizado em áreas remotas da Argentina , Austrália , México , o
Estados Unidos e Canadá para movimentação de cargas de forma eficiente.
O "trem da estrada" é mais frequentemente usado na Austrália
Um comboio rodoviário é constituído pela cabine do tractor , que em vez
de puxar um reboque ou semi-reboque, puxa muitos reboques
História
Os comboios rodoviários iniciais consistiam em motores de tração puxando vagões múltiplos.
Durante a Guerra da Criméia, um motor de tração foi usada para puxar vários caminões abertos.
-Em 1898, os trens a vapor do motor de tração com até quatro carros foram utilizados em manobras militares na Inglaterra.
-Em
1900, John Fowler & Co. fabricaram comboios rodoviários
blindados para uso das forças britânicas na Segunda Guerra dos Bôeres .
Na
década de 1940, o Governo da Austrália do Sul operava uma frota de AEC
8x8 camiões militares para transporte de carga e suprimentos para o
Território do Norte, substituindo cáfilas de camelos afegãos que
percorriam os desertos desde o século 19.
Estes caminões puxavam
dois ou três reboques Dyson de quatro eixos . Com 130 cv (97 kW ), a
utilização das AECs foi gradualmente abandonadas quando surgira os
primeiros tractores de cabine aberta.
O Australiano Kurt Johansson é reconhecido como o inventor do trem
estrada moderna. Depois de transportar touros Stud 200 durante 320 km
para uma propriedade, Johansson foi desafiado a construir um caminão
para transportar 100 cabeças de gado em vez da carga original de 20.
Financiamento
com alguns milhares de libras e inspirado pelas habilidades de
rastreamento do roadtrain Johansson começou a construção. Dois anos
mais tarde o primeiro comboio de estrada estava pronto a rodar
Ambos
os rodados em cada reboque eram dirigiveis, e, portanto, abordavam as
faixas apertadas e estreitas, cruzamentos e riachos que existiram ao
longo da Austrália Central na primeira parte do século passado com mais
facilidade
Os comboios de estrada na Austrália foram evoluíndo até
obterem a capacidade de se tornarem inovadoras em transporte de
máquinas gigantes pela Austrália.
Este primeiro exemplo do comboio moderno, juntamente com o Governo
Roadtrain AEC, faz parte da enorme coleção no Salão Nacional de
Transportes Rodoviários da Fama em Alice Springs, Território do Norte .
A Austrália possui as maiores e mais consistentes estradas para suportar
os veículos mais extensos do mundo, alguns configurando mais de 200
toneladas de tracção.
Comboios rodoviários são usados para o transporte de todos os tipos de
materiais; exemplos comuns são o gado , combustível , minerais minérios
e cargas em geral. O transporte e o custo-benefício tem desempenhado
um papel significativo no desenvolvimento económico de regiões remotas,
algumas comunidades são totalmente dependentes do serviço regular.
-Em 1989, um camionista chamado "Buddo" conduziu 12 reboques na rua
principal de Winton, Queensland -Em 1993, "Plugger" Bowden teve o
registo com um 525 hp (391 kW ) Mack Superliner puxando 16 trailers, mas
alguns meses depois, este esforço foi superado por o motorista Malcolm
Chisholm com 21 equipamento de reboque com uma extensão de 315 metros
Em 1999, a cidade de Merredin, Austrália Ocidental oficialmente
conseguiu entrar no Livro Guinness dos Recordes , quando Marley
Transportes fez uma tentativa bem sucedida no registo do comboio mais
longo do mundo. O registo foi obtido quando 45 trailers, conduzidos por
Greg Marley, pesando 603 toneladas e medindo 610 m foram puxados por
um Kenworth 10x6 K100G durante 8 km .
Em baixo o esquema das diversas classes de tractores de estrada para veículos muito longos.
WIKIPEDIA
.
Sem comentários:
Enviar um comentário