15/05/2012

 .


HOJE NO
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

Portugal em 25.º lugar 
nos sistemas europeus de saúde

 Portugal surge em 25.º lugar na classificação de sistemas de cuidados de saúde de 34 países europeus, divulgada, esta terça-feira, em Bruxelas, que sublinha os "longos tempos de espera" e os "resultados "medíocres". 
 Com um total de 589 pontos em mil possíveis, no conjunto de 42 indicadores de desempenho, Portugal caiu quatro posições relativamente ao posto que ocupava em 2009, e é agora o sétimo país da União Europeia com pior resultado, surgindo na lista apenas à frente de Lituânia, Polónia, Hungria, Albânia, Macedónia, Letónia, Roménia, Bulgária e Sérvia, país que se encontra na "cauda" da tabela, com 451 pontos. 

No extremo oposto da classificação, a Holanda lidera com 872 pontos em mil possíveis, seguida da Dinamarca (822), da Islândia (799), do Luxemburgo (791) e da Bélgica (783). 

De acordo com Arne Björnberg, o diretor de investigação do Euro Health Consumer Index, inquérito anual dos cuidados de saúde na Europa, "parte-se do princípio que a crise económica dos últimos anos afetou Portugal e, por isso, não seria de esperar grandes melhoras na assistência médica", mas a verdade é que "Portugal estagnou, enquanto outros países melhoraram". 

Segundo o mesmo responsável, Portugal tem bom nível na assistência médica utilizando a internet, mas esta modernização não reflete as condições gerais de assistência médica. "As esperas são demasiado longas e os resultados medíocres", assinala. Como nota positiva, o estudo indica que "o sistema é suficientemente inclusivo e existe um bom acesso a operações cirúrgicas renais e a cataratas". Publicado pela primeira vez em 2005, o índice é compilado pela Health Consumer Powerhouse, uma organização sueca especializada na informação aos consumidores sobre cuidados de saúde, que garante compilar a classificação a partir de um conjunto de estatísticas públicas, sondagens aos utentes e pesquisa independente. 
O índice traduz a classificação anual dos sistemas de saúde nacionais da Europa em cinco áreas: direitos e informação dos pacientes, listas de espera para tratamento, prevenção, âmbito e alcance dos serviços prestados e a área farmacêutica. A classificação abrange os 27 Estados-membros da União Europeia e outros sete países europeus: Islândia, Suíça, Noruega, Croácia, Albânia, Macedónia e Sérvia. 


* As consequências de termos  governos medíocres!!!


 .

Sem comentários: