09/05/2012

 .

HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Precipitação de Maio 
igualou valores de Abril 

A precipitação na primeira semana de maio igualou em alguns locais do país o valor de todo o mês de abril, segundo dados Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH) enviados à Lusa. De acordo com a mesma fonte, este fenómeno verificou-se, por exemplo, no distrito de Lisboa, onde choveu já 61 litros por metro quadrado (L/m2) na primeira semana de Maio, um pouco mais do que os 60 L/m2 que caíram durante o mês de abril. 
CASTELO DE BODE
A mesma fonte referiu que na "quase generalidade das bacias recomeçou ou intensificou-se o escoamento superficial", mas foi "graças à precipitação do mês de abril que se repuseram condições de humidade dos solos favoráveis à formação de escoamento superficial" A chuva em abril e na primeira semana de maio tem vindo "a aumentar os armazenamentos das albufeiras, contudo os consumos também deverão aumentar progressivamente, pelo que este mês não são espectáveis grandes alterações na média dos armazenamentos superficiais de grande e médio porte". 

Segundo a informação disponibilizada no final do mês de abril na página de Internet do SNIRH, as bacias dos rios Ave, Mondego e Mira foram as únicas que apresentaram no mês passado armazenamentos superiores à média de meses homólogos das duas últimas décadas. A mesma fonte indicou, a 30 de abril, que a melhor situação é a da bacia do Mondego, com 91 por cento de armazenamento (mais 3,1 pontos percentuais do que a média dos últimos 20 anos), seguindo-se as do Ave (89,3% - mais 11,2%) e a do Mira (85,4% -- mais 3%). Num total de 12 bacias hidrográficas, o pior quadro é o do Arade, no Algarve, com um armazenamento de 21 por cento da capacidade total (menos 30 pontos percentuais do que a média de 20 anos). No caso das bacias dos principais rios, a do Douro armazena atualmente 57,0 por cento da sua capacidade (menos 17,6 pontos percentuais) e a do Tejo 66,3 (menos 12,1 pontos percentuais). 

Por albufeiras, verifica-se que 16 das 57 que são monitorizadas pelo SNIRH apresentam disponibilidades hídricas superiores a 80 por cento do volume total e cinco têm disponibilidades inferiores a 40 por cento. 

 * Os próximos três dias são de intenso calor, proteja-se do sol e não exponha as crianças. 


.

Sem comentários: