09/04/2012



HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Quase 60% dos candidatos 
a advogados chumbaram no exame

59% dos estagiários que concluíram a sua formação chumbaram no exame de acesso à Ordem dos Advogados.

Dos 885 estagiários que fizeram o exame final de acesso à Ordem, apenas 367 conseguiram nota positiva e assim aceder à profissão, de acordo com os dados citados hoje pelo Correio da Manhã. Na Madeira e Açores nenhum dos 20 candidatos passou no referido exame.

De referir ainda que segundo o mesmo jornal as notas alcançadas entre os aprovados, são muito baixas.

Marinho Pinto diz que "universidades abandalharam ensino do direito"

Em reacção a esta notícia o bastonário da Ordem dos Advogados diz que a culpa dos chumbos nos exames de acesso à profissão é dos cursos de direito, que não têm qualidade.

António Marinho Pinto, disse esta manhã à TSF, que não fica surpreendido com a fraca qualidade demonstrada pelos candidatos à profissão. "Esse número não me espanta, ou melhor, espantar-me-ia até por haver 41% de aprovados, porque a maioria das pessoas que se candidata à Ordem dos Advogados não são sequer admitidos para estágio, porque o Estado não os deixa entrar. Não estão preparados pelas universidades para exercer uma profissão", afirma.

Marinho Pinto realça que os licenciados pós-Bolonha "estão mal preparados, as universidades mercantilizaram o ensino do direito, as universidades abandalharam o ensino do direito e estou a falar de universidades privadas e públicas, organizaram os cursos de acordo com as conveniências económicas das universidades e o resultado está à vista".

* Existem pessoas que não merecem a simpatia do governo, Marinho e Pinto é uma delas, talvez seja por dizer as verdades nuas e cruas, sem as cozinhar à Mestre e Relvas.

.

Sem comentários: